Hibridização leve de 48 V assegura economia de 15% no consumo

A dúvida é frequente para a maioria dos motoristas: pisar fundo no acelerador e desfrutar das virtudes dinâmicas de seu carro ou conduzir buscando maior eficiência de combustível? O conceito A48V desenvolvido pelo FEV Group e pela SEG Automotive, apresentado na Alemanha, promete eliminar este dilema.
O veículo com motor convencional a combustão adota hibridização leve de 48 V que combina um compressor elétrico e o sistema da SEG conhecido como BRM, sigla em inglês para Máquina de Recuperação de Reforço. Segundo a SEG, essa a solução assegura exatamente a mescla essas duas características.
Para isso, um poderoso gerador de partida de correia de 48V substitui o gerador de 12V convencional. A alteração requer apenas pequenas modificações e, portanto, tem custos relativamente baixos. O BRM, dentre outras funções, recupera a energia de frenagem de forma preditiva, dá suporte de torque elétrico e assegura paradas particularmente suaves.
O torque máximo do motor de combustão é atingido a apenas 1600 rpm — 650 rpm mais cedo do que no mesmo motor convencional. Mais ainda: a função de impulso do BRM fornece torque adicional ao motor de combustão, o que resulta em em aceleração ainda mais intensa.
Em operação real, o BRM economiza até 15% de combustível e índice semelhante é verificado na redução de emissão de CO2, assegura a SEG, empresa criada oficialmente este ano a partir da centenária ex-divisão da Starter Motors & Generators da Bosch.
LEIA MAIS
→SEG estuda sistema de recuperação de energia nos carros brasileiros
Foto: Divulgação/SEG
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas