Apenas quatro entre as dez mais vendidas ganham participação. VW é a que mais cresce, enquanto a líder GM reduz fatia de 18,1% para 17,5%.
Apesar de ainda faltar os números de venda de dezembro, o balanço do setor automotivo no acumulado de onze meses já deixa claro quem perde e quem ganha espaço no mercado de automóveis e comerciais leves este ano. Das dez marcas mais vendidas no País, todas ampliaram volume de emplacamentos, mas algumas mais e outras menos.
Apenas quatro marcas, segundo ranking da Fenabrave, ampliaram sua fatia no total de veículos comercializados até novembro. São elas a Volkswagen, Renault, Jeep e Nissan, que em maior ou menor escala cresceram acima dos 14,2% da expansão média do mercado de leves.
Entre as seis que estão com market share abaixo do acumulado de 2017, as que menos perderam foram Fiat e Ford, que registram este ano índices bem próximos aos do ano passado – 13,27% contra 13,45% e 9,24% contra 9,55% respectivamente. A Fiat acumulou 297,2 mil emplacamentos nos onze meses e a Ford total de 207,4 mil.
LEIA MAIS
→Anfavea prevê crescimento de dois dígitos para 2019
A líder General Motors perdeu 0,6 ponto porcentual de market share, que baixou de 18,1% para 17,5%. Suas vendas não acompanharam o crescimento do mercado. Tiveram alta de 10%, para 392,8 mil unidades.
Já a Volkswagen, que passou do terceiro lugar em 2017 para a vice-liderança este ano, expandiu vendas em 35,7%, o maior índice do setor. Com 334,6 mil emplacamentos até novembro, sua participação no mercado subiu em um ano de 12,5 para 14,9%, ganho de 2,4 pontos porcentuais.
Novos modelos, dentre os quais o Virtus, foram fundamentais para o bom desempenho da Volkswagen. O modelo não só alavancou as vendas de sedãs compactos, como assumiu a sua liderança com 37,3 mil emplacamentos de fevereiro a novembro.
LEIA MAIS
→Volkswagen Virtus atropela concorrentes e dobra segmento
A Renault, com 194,3 mil unidades comercializadas, fechou o acumulado até novembro com market share de 8,65%, quase 1 ponto porcentual a mais do que o registrado no mesmo período de 2017. A marca Jeep passou de 4% para 4,3% de participação (96,7 mil emplacamentos) e a Nissan de 3,6% para 4% (88,7 mil unidades vendidas).
As montadoras que mais perderam foram Hyundai, Honda e Toyota. A marca coreana, que em 2017 fechou em quinto lugar, está em sexto este ano com 188,7 mil unidades comercializadas e 8,4% de market share, ante índice de 9,3% há um ano.
LEIA MAIS
→Toyota já opera em três turnos em Sorocaba e Porto Feliz
→Honda: operações em Itirapina começam em janeiro com Fit.
→Com capacidade no limite, Hyundai chega a 1 milhão de veículos no Brasil
A participação a Toyota caiu de 8,7% para 8%, com 180,2 mil licenciamentos nos onze meses deste ano. A da Honda também baixou 0,7 ponto porcentual, de 6,1% para 5,4%, com total de 120,7 mil unidades vendidas no acumulado até novembro.
Marca | Vendas 2018 | Participação | Vendas 2017 | Participação |
GM | 392,8 mil | 17,49% | 356,7 mil | 18,13% |
VW | 334,6 mil | 14,9o% | 246,4 mil | 12,52% |
Fiat | 297,9 mil | 13,27% | 264,7 mil | 13,45% |
Ford | 207,4 mil | 9,24% | 187,5 mil | 9,53% |
Renault | 194,3 mil | 8,65% | 151,7 mil | 7,71% |
Hyundai | 188,7 mil | 8,40% | 182,9 mil | 9,30% |
Toyota | 180,2 mil | 8,02% | 170,8 mil | 8,68% |
Honda | 120,7 mil | 5,38% | 119,7 mil | 6,09% |
Jeep | 96,7 mil | 4,30% | 79,7 mil | 4,05% |
Nissan | 88,7 mil | 3,95% | 70,7 mil | 3,59% |
Imagem: Pixabay
Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…
Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…
Balanço da Fenabrave indica venda de 602 mil unidades no primeiro quadrimestre
Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e…
Com 4,84 milhões de unidades vendidas no quadrimestre, alta este ano é de 10%
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada