O Grupo Vip, maior operadora de ônibus do sistema de transporte público da cidade de São Paulo, incorporou na sua frota de mais de 1.800 veículos, mais 150 chassis urbanos O 500 Mercedes-Benz, dos quais cinquenta deles equipados com RKM, sistema de recuperação de energia elétrica.

A tecnologia tem como foco economia de combustível e, consequentemente, redução das emissões de poluentes. O RKM armazena e aproveita a energia elétrica produzida pelos alternadores para ser usada como fonte adicional nas acelerações do ônibus, por exemplo. Testes realizados pela Mercedes-Benz revelaram consumo até 2% menor.

A Mercedes-Benz lembra que durante 2018, o Grupo VIP já havia adquirido outros 150 ônibus, todos com o chamado EIS, recurso que desliga o motor automaticamente quando identifica o veículo parado por longo período com freio de estacionamento acionado e câmbio em ponto morto, situação comum em garagens, terminais urbanos e rodoviárias.

“Com o desligamento automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo”, observa em nota Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo VIP. “Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e ambientais”.

A programação de entrega dos veículos encarroçados para a operadora se estende até março de 2019.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz lidera vendas de ônibus para fretamento

→Mercedes-Benz entrega 121 ônibus para Curitiba


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!