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Mercedes-Benz tem frota de ônibus exclusiva para demonstração

Diferentes configurações de veículos são incorporadas em operações reais com acompanhamento de equipe dedicada

Os esforços para reduzir os custos operacionais dos operadores de transporte de passageiros levaram a Mercedes-Benz a criar uma área de negócios dedicada a demonstrações e monitoramento de seus produtos durante algum tempo na frota do cliente. A fabricante dispõe de 21 modelos com diferentes configurações, dos rodoviários aos urbanos passando pelos articulados, que servem de plataforma de apresentações de tecnologias e serviços por mais eficiência.

Única no País a ter uma estrutura do tipo para o segmento de ônibus, a empresa espera ampliar sua presença com a ampliação e criação de novos dos serviços dedicados. Para isso, reserva investimento de R$ 12 milhões para área no biênio 2019/2020, que também serão destinados a equipamentos e renovação de frota própria.

“A ideia é investir cada vez mais nisso, com monitoramento e retorno permanente aso gestores”, reforça Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz. “Integrar o produto na frota do cliente é a melhor maneira de estar mais perto dele e poder oferecer a melhor solução para sua operação.”

O executivo conta que somente no segmento rodoviário, no período de 2016 a 2017, com três veículos completou 24 demonstrações. Agora com os onze modelos que dispõem, a estimativa é somar oitenta demonstrações no período 2018/2019. No ano passado, as ações da área de demonstração resultaram em vendas efetivas de 205 unidades, “clientes que experimentaram e compraram”, afirma Barbosa.

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Além da frota própria para oferecer, a empresa reforça serviço de gestão compartilhada e pretende dar mais atenção ao pequeno frotista, o do varejo, normalmente clientes com menos acesso às tecnologias, que passarão a ter pacotes de contratos de manutenção e serviços de telemetria. Trata-se de uma importante fatia em torno de 30% do mercado de ônibus, encerrado no ano passado com pouco mais de 15 mil unidades.

“A Mercedes-Benz quer entender esse mercado e ajustar produtos e serviços de acordo com as necessidades específicas deste público”, conta Silvio Renan, diretor de peças e serviço ao cliente da companhia. “A iniciativa cria um canal entre o pequeno frotista e a fábrica.”

No pacote de novas abordagens, a empresa também coloca foco no que chama de Consultor Gerencial BSP (de Bus, Service and Parts). O serviço promete suporte na gestão da frota do cliente, com propostas de metas e ações a fim de melhorar os indicadores de desempenho da empresa.

Após um projeto piloto, oito clientes da marca adotaram o serviço no ano passado. Os resultados obtidos na Viação Garcia, escolhida incialmente na etapa de ajustes, foram animadores. A equipe de consultores ajuda a empresa reduzir em 21% o custo do quilômetro rodado e aumentar a disponibilidade do veículo em 3 pontos porcentuais.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

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Décio Costa

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