Aexpectativa de crescimento das vendas da Fiat feita pelo presidente da FCA, Antonio Filosa, no ano passado, começa a se confirmar. A marca registrou um aumento de vendas excepcional no primeiro trimestre do ano, com 14.785 unidades a mais do que no mesmo período do ano passado, o que resultou no maior crescimento em participação no mercado. Com 78.831 carros, a Fiat conquistou 1,4 ponto percentual a mais e fechou o semestre com 13,6%, na terceira posição, mas a apenas 0,6 ponto da Volkswagen, segunda colocada com 14,2% (veja ranking de vendas no trimestre).

A Jeep, outra marca da FCA, também teve crescimento expressivo, aumentando a participação de 4,2% para 4,9% (+ 0,8pp). Mas Renault e GM aumentaram a presença no mercado ainda mais: a francesa saltou de 7,5% no primeiro trimestre de 2018 para 8,8% agora, com 51.285 unidades vendidas, e a participação da líder GM subiu para 18,3%, contra 17,4% no mesmo período do ano passado (crescimento de 0,9pp) e 106.412 carros vendidos.

FCA comemora liderança

A Fiat Chyrsler Automobile está comemorando o bom desempenho de suas duas principais marcas no primeiro trimestre de 2019. Na soma de Fiat e Jeep, a empresa é líder de mercado, com 107.757 unidades 18,6%), volume levemente superior ao comercializado pela GM (106.412 unidades), que é líder por marca (veja ranking).

No acumulado do ano, as vendas da FCA cresceram 25% em relação a igual período do ano anterior, contra 10% da média do mercado de carros e comerciais leves. E teve o melhor resultado da história da Jeep no Brasil, além de liderar o segmento de utilitários esportivos com um percentual também inédito: 25%, graças às boas vendas do Renegade e do Compass.

“O bom desempenho da marca Jeep confirma nossa tendência de crescimento e de bom posicionamento de nossos modelos no mercado. Estamos trabalhando muito para estar sempre em sintonia com nosso cliente, para aumentar sua satisfação e continuar na trajetória de expansão no segmento de mercado que mais cresce”, disse Tania Silvestri, diretora da marca Jeep para a América Latina.

Já Herlander Zola, diretor da marca Fiat, creditou ao canal varejo e à rede de concessionárias o bom desempenho da marca no trimestre, que colocou dois modelos Strada e Argo – entre os dez mais.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

Foto: Divulgação/Fiat

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!