Indústria

União em prol da conectividade no campo

Oito empresas de referência dos setores de agronegócio e de telecomunicações criam o ConectarAgro

Com o objetivo de resolver um dos principais problemas do agricultor brasileiro, que é a falta de conectividade no campo, oito empresas das áreas de agronegócio e telecomunicações se uniram para criar o ConectarAGRO, que visa justamente expandir o acesso à internet nas mais diversas regiões brasileiras.

As oito participantes do projeto são a AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, que contribuirão com suas respectivas expertises e experiências de mercado para ajudar a criar um ecossistema favorável e melhorar ou desenvolver as condições para a conectividade no meio rural brasileiro.

A estrutura para a implementação dessa iniciativa está sendo definida baseada em todas as práticas e necessidades legais vigentes no Brasil.

O ConectarAGRO, de acordo com seus idealizadores, tem por finalidade promover tecnologias abertas, abrangentes e soluções de automação no campo, conectando máquinas e pessoas e permitindo, dessa forma, mais liberdade e flexibilidade ao agricultor usuário final dessas tecnologias.

Esse conceito, segundo os participantes do projeto, é o diferencial do ConectarAGRO em relação às demais soluções tecnológicas disponíveis no mercado, “que atualmente são fechadas, limitadas e trazem insegurança ao agricultor que as utiliza, dificultando sua adoção em larga escala”.

Com o ConectarAGRO, o produtor rural poderá usufruir dos recursos disponíveis hoje de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com a existência da conectividade, podendo, assim, otimizar o seu negócio.

Apesar da parceria em prol da conectividade, não haverá desenvolvimento, produção ou comercialização conjunta de equipamentos, produtos ou serviços no mercado pelas empresas envolvidas, que continuarão a atuar de forma independente, sem qualquer combinação de atividades econômicas e sem o compartilhamento de riscos e resultados.

A diversidade, a competência e o interesse comum das empresas envolvidas nessa inciativa inédita de combinação de esforços cria um ambiente para melhor entender o problema de conectividade no campo brasileiro, por seus diversos ângulos, gerando uma estratégia efetiva para solucioná-lo, beneficiando o agronegócio nacional.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás