OAgrale Marruá ganhou mais uma aplicação com o Bortana EV, versão de um utilitário 4×4 elétrico desenvolvido na Austrália para atender ao setor de mineração. O projeto é fruto de uma parceria da fabricante de Caxias do Sul (RS), com a Safescape, empresa australiana de equipamentos para mineração e a 3ME Technology, fornecedora do sistema elétrico.

A primeira versão do Bortana EV, apresentado na Austmine 2019, feira com foco em mineração ocorrida em maio passado, em Brisbane, foi construído com base no Marruá AM200, mas também há encaminhamento para utilizar a variante RHD com cabine simples e dupla.

Pelo acordo, a Agrale exportará a plataforma do AM200 desmontado e prestará apoio técnico, enquanto para as versões RHD, a fabricante participará no desenvolvimento do veículo, além de exportar. Segundo a companhia, ambas as versões serão testadas por mineradoras e, com o tempo, oferecidas para outros segmentos como nos serviços de resgate médico e bombeiros.

LEIA MAIS

→Agrale exporta ônibus para o Chile

No projeto, o motor original Cummins foi substituído pela Safescape por motor elétrico com potência equivalente a 184 cv fornecido pela 3ME Technology. Equipado com um conjunto de baterias de 50 kWh, o veículo será capaz de rodar até 150 km com uma carga.

De acordo com Agrale, dentre as operações as quais o veículo deve atender, as aplicações em minas subterrâneas e profundas, – característica predominante na Austrália – são as mais promissoras. Por não emitir poluentes e ruídos, a solução contribui com a melhoria da qualidade de trabalho em espaços confinados e em grandes profundidades.


Foto: Julio Soares/Divulgação Agrale

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!