Apesar da máxima de que os jovens atualmente se interessam cada vez menos por ter um veículo próprio, é justamente junto a esse público que se verifica demanda crescente por financiamento de um carro ou moto este ano.

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 28, pela Fenabran, Federação Nacional dos Bancos, que a faixa etária em que houve maior crescimento na tomada de crédito foi a dos jovens adultos, aqueles com 18 a 25 anos. Enquanto a procura por financiamento de carro e moto cresceu 3,5% na média do primeiro trimestre, o aumento entre os jovens foi de 8,5%.

O grupo que aparece na sequência é o dos adultos entre  36 e 45 anos, com alta de 6,5%, grupo que ainda concentra o maior número de contratos fechados – 27% do total. O público de 46 a 60 anos responde por 26,6% dos financiamentos na área e os de 26 a 35 anos por 24,6%. As duas pontas do público, aqueles com 25 anos ou menos e os com mais de 60, representam os 21,8% restantes, segundo a Febraban.

A entidade também revela o perfil por renda, mostrando que o grupo com maior evolução no número de contratos foi o de pessoas que ganham entre 6 e 10 salários mínimos. A alta nesse caso foi de 9,7%.

Os consumidores da faixa de renda média (3 a 6 salários mínimos) e baixa (até 3 salários mínimos) concentram a maior parcela de contratos, 40% e 33%, respectivamente. Essas duas faixas tiveram crescimento somado de quase 2% na comparação com o primeiro trimestre de 2018, o que reflete uma queda de 4,7% na faixa de menor renda compensada pelo aumento de 8% na faixa de renda imediatamente superior.

O levantamento da Febraban identificou ainda que entre as pessoas físicas, 63% dos tomadores de crédito para financiamento de veículos são homens e 34% mulheres. Para 3% dos contratos, não há registro do gênero dos compradores.

Balanço trimestral – O total de contratos de financiamento de carros e motos fechados por pessoas físicas nos bancos cresceu 3,5% no primeiro trimestre de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018, de 620.337 para 642.003. O volume de recursos relacionados a esses contratos aumentou de R$ 15,6 bilhões para R$ 17,2 bilhões, uma evolução de 10,5%.

O levantamento da Febraban baseia-se nos dados das cinco principais instituições bancárias que operam neste segmento e representam 75% do mercado brasileiro de financiamento de carros e motos. Segundo a entidade, os financiamentos responderam por 76,5% do total de carros e motos comercializadas entre janeiro e março pelos concessionários.

“Os números mostram que o bom desempenho do segmento automotivo nas vendas a pessoas físicas em 2019 teve forte sustentação no crédito bancário”, diz Leandro Vilain, diretor de negócios e operações da Febraban. “O setor financeiro tem ajudado as pessoas a driblar o momento econômico desafiador ao oferecer crédito para as famílias e para novos empreendedores”.


Foto: Divulgação/Febraban

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!