Empresa

De olho no carro autônomo, Ford adquire a Quantum Signal

A pequena empresa de Michigan é especializada em robótica, sensores e simulação em tempo real

Com o objetivo de acelerar o seu plano de entrada no negócio de veículos autônomos, a Ford adquiriu a Quantum Signal, empresa especializada em robótica, sensores, simulação em tempo real e também no desenvolvimento de algoritmos.

Ao anunciar a nova transação comercial nesta quarta-feira, 31, a Ford informou que embora seja pouco conhecida pelo público, a pequena empresa fundada em 1999 na cidade de Saline, Michigan, EUA, atua na vanguarda da robótica móvel para diversos clientes, incluindo o Exército dos Estados Unidos.

“A Quantum Signal estava no nosso radar há algum tempo”, informou Randal Visintainer, diretor-técnico de veículos autônomos da Ford. “Nos últimos anos, a gente vem montando um time de especialistas altamente qualificados de desenvolvimento de software, simulação e aprendizado de máquina, vindos de todas as partes do mundo, para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos. Com a integração da Quantum Signal, esse time fica maior e ainda mais forte.”

Segundo informativo da Ford, a Quantum Signal ajudou os militares a desenvolver um software que permite controlar veículos robóticos a milhares de quilômetros de distância, além de ter construído um ambiente de simulação robusto para projetos de veículos autônomos que é usado até hoje.

A Ford visa com essa aquisição criar um negócio de serviços de transporte com veículos autônomos, incluindo o desenvolvimento de software e protótipos. Instalada no prédio de uma antiga escola em Saline, a Quantum Signal desenvolveu uma cultura própria que a Ford quer preservar nesse processo de integração.

“Todos os engenheiros querem realizar um trabalho significativo que faça a diferença, não para ficar parado numa prateleira”, diz Randal Visintainer. “Assim como Henry Ford trouxe a liberdade de locomoção para as massas com o Modelo T, agora os engenheiros da Quantum Signal terão a oportunidade de influenciar diretamente o mundo e ampliar essa liberdade.”


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Os estragos da “greve” do Ibama no mercado automotivo

Fiat tem 1,6 mil pedidos da Titano, mas só vendeu 43 em abril. Lançamentos da…

% dias atrás

Importação de carros chineses evolui 633% no ano

No geral, venda de importados teve alta de 43,4%. Índice seria maior não fossem os…

% dias atrás

Produção de caminhões segue trajetória positiva com alta acumulada de 29%

Tragédia no Rio Grande do Sul acende sinal amarelo pelos possíveis impactos na cadeia do…

% dias atrás

Produção de veículos cresce em abril, mas chuvas no Sul preocupam

Foram fabricadas 222 mil unidades, o melhor resultado dos últimos oito meses

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus avança 7% em abril

Ritmo no chão de fábrica ganha força para atender demandas de eleições e Caminho da…

% dias atrás

Trabalhadores da Renault e Horse seguem em greve

Funcionários querem definição do valor integral da PLR e data-base com aumento real dos salários

% dias atrás