Empresa

ZF e Wolong Electric se unem para produzir motores elétricos

Sede da joint-venture será em Shangyu, na China

AZF e a chinesa Wolong Electric acabam de assinar um acordo para criar uma joint venture que produzirá componentes e motores elétricos para aplicações automotivas, que deve operar sob o nome Wolong ZF Automotive E Motors, com sede em Shangyu, Província de Zhejiang, China.

“A parceria com a Wolong, importante empresa do mercado chinês de motores e componentes elétricos, é um grande passo para fortalecer nossa estratégia de mobilidade elétrica”, avalia Jörg Grotendorst, chefe da divisão de E-Mobility da ZF. “Com esta joint venture, ampliamos nossa cadeia de valor para motores elétricos, de forma a incluir subcomponentes e poder acessar clientes e fornecedores na China”.

Além de produzir motores e componentes elétricos para os sistemas de transmissão elétrica e híbridas da ZF, a nova empresa – que espera empregar cerca de 2.500 funcionários até 2025 – também atenderá o mercado aberto.

LEIA MAIS

ZF encaminha a transição para o fim das caixas manuais

ZF inicia testes de pastilhas para veículos híbridos

Volkswagen produzirá elétricos nos Estados Unidos em 2022

“O acordo para aprofundar nossa parceria com a empresa chinesa e estabelecer uma nova joint venture dedicada ao contrato de produção de motores elétricos é um dos passos sólidos para concretizarmos nosso compromisso de investir na China, além corroborar nossa determinação em contribuir de forma significativa para a eletrificação e mobilidade sustentável neste mercado”, comenta Holger Klein, membro do board Mundial da ZF.

O objetivo, segundo o executivo, é transformar a ZF em uma organização mais ágil para servir o mercado local a partir da região, sem atrasar o processo de tomadas de decisão.

Na avaliação de Jian Cheng Chen, chairman da Wolong Electric, o acordo trará oportunidades de desenvolvimento sem precedentes para as duas empresas. “O empreendimento conjunto com a ZF é o primeiro passo rumo a novas investidas. Esperamos que esta joint venture se torne líder mundial de motores automotivos elétricos”.

Desde janeiro de 2016, a ZF agrupou suas atividades de eletrificação e mobilidade sustentável na Divisão E-Mobility, sediada em Schweinfurt, Alemanha. Mais de 9 mil colaboradores já trabalham nessa divisão, espalhados em vários locais ao redor do mundo.


Foto: Divulgação/ZF

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás