Indústria

Que venha 2020!

Um ciclo que se fecha em crescimento e perspectivas de mais uma etapa bem-sucedida

Mais um ano começa a ficar para trás. Muitos concordam, não foi um período fácil. O País viveu tragédias – o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) não deixa esquecer – e, de maneira frequente, polêmicas com cara e jeito de retrocesso.

No campo econômico o Brasil até agora cresceu menos do que se esperava, embora indicadores apurados a partir do segundo semestre, como os leves aquecimentos na produção industrial e na geração de emprego, além dos juros em queda e a inflação controlada, estabeleçam um horizonte mais iluminado.

O setor automotivo, no entanto, responsável por volta de 25% do PIB industrial do País, mais uma vez encerrará o ano em crescimento, com vendas internas de 9%, para mais de 2,8 milhões de unidades de acordo com a projeção da Anfavea.

A pedra no caminho foi a crise na Argentina, que derrubou as exportações – a estimativa é de queda de 33%, com 420 mil veículos – e desacelerou a produção. Se no início do ano a Anfavea projetava alta de 9% para 3,1 milhões de unidades fabricadas, chegou em novembro esperando crescimento de 2%, para pouco mais 2,9 milhões de veículos.

Ainda no setor automotivo, pode se dizer que 2019 foi o ano dos caminhões ou pelo menos a consolidação da recuperação do mercado que perdeu no período de 2014 a 2017. Até novembro, a expansão das vendas ultrapassou 68 mil unidades, registrando alta de quase 36% em relação a 2018.

Em ano de Fenatran também, o segmento mostrou avanços, com ferramentas de trabalho mais seguras, econômicas e conectadas, o que eleva o patamar tecnológico do universo de transporte no País.

Com 2020 na porta, o site AutoIndústria tem muito a comemorar. Há pouco mais de dois anos no ar, a página já se mostra como uma das principais fontes de informação da cadeia produtiva do setor automotivo, superando 20 mil usuários ativos por mês e taxa de rejeição abaixo de 50%.

A jornada bem-sucedida do AutoIndústria até aqui só foi possível pelo apoio dos parceiros, que acreditam no projeto, e pelos leitores, razão principal para o portal existir. A esses, os nossos mais sinceros agradecimentos.

A partir de hoje, 18 de dezembro, o AutoIndústria entra em recesso até 6 janeiro, mas segue em regime de plantão, de olho nos acontecimentos do setor. A equipe aproveita e deseja a todos, parceiros e leitores, boas festas e um próspero 2020.


Foto: Mohamed Hassan/Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás