O veículo off-road que saiu de linha nos EUA há 24 anos volta agora como produto global

In the Mojave Desert’s Johnson Valley, home to such punishing motorsports series as King of the Hammers, the Bronco prototype is being pushed to its limits off-road in grueling conditions crawling up rocks and racing across sand.
A Ford promete para o segundo trimestre a revelação da versão final do SUV Bronco, por enquanto apresentado apenas camuflado em testes variados, inclusive no deserto. Produzido de 1966 a 1996, o veículo que virou ícone 4×4 nos Estados Unidos será agora um produto global.
Segundo a fabricante revelou nesta terça-feira, 21, o modelo passa atualmente pelos seus retoques finais. “A Ford ajudou a criar o fenômeno off-road e se especializou nesse tipo de veículo por décadas – do Bronco à Raptor”, comenta Jim Farley, presidente de mercados globais da montadora. “Agora, estamos prontos para recuperar nosso
VEJA VÍDEO
→https://www.youtube.com/watch?v=xlPYhQPeE0o&feature=youtu.be
Desenvolvido inicialmente como SUV compacto, com chassi próprio 3,85 m de comprimento, o Bronco tornou-se um SUV grande nas quatro gerações seguintes, derivado das picapes da Série F. Com três portas e outras características únicas, ele teve a produção em encerrada no ano-modelo 1997, abrindo espaço no portfólio da marca para os SUVs familiares de quatro portas.
O conceito da sexta geração do Bronco foi apresentada no Salão de Detroit de 2004, com design inspirado no modelo original e baseado na arquitetura global da Ranger, com chassi de perfil retangular fechado e tecnologias avançadas. A primeira geração, que durou de 1966 a 1977, tinha inicialmente motor 2.8 de seis cilindros e transmissão manual de três velocidades. Só depois ganhou as opções de motor V8 e transmissão automática.
Na segunda geração (de 1978 a 1979), o veículos off-road entrou para o segmento de SUVs grandes, crescendo 71 cm no comprimento, 28 cm na largura e 10 cm na altura. Ele tinha como base a F-100 4×4, em versão encurtada. O teto rígido removível continuou a ser uma característica do utilitário, assim como as três portas, o eixo rígido dianteiro e a tração 4×4.
LEIA MAIS
→Nivus, o nome do novo SUV compacto da Volkswagen
→Ford confirma haver potenciais compradores para a fábrica do Taboão
Já o Bronco de terceira geração (de 1980 a 1986) foi baseado na F-150 e ganhou suspensão dianteira independente. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô. Essa geração também foi montada e vendida na Austrália.
A quarta geração do Bronco foi de 1987 a 1991 e a quinta e última durou de 1992 a 1996, época em que foram introduzidos vários itens de segurança no modelo, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Também por questão de segurança, sua capota deixou de ser removível. Agora é esperar o segundo trimestre para ver as novidades que a Ford trará na sexta geração.
Foto: Divulgação/Ford
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas