Showroom virtual ser inaugurado na segunda quinzena de maio, oferecendo, a princípio, o Tracker
Ainda não há dados oficiais sobre o crescimento das vendas on line na área automotiva nestes tempos da pandemia da Covid-19, mas as várias ações na área têm movimentado esse mercado virtual desde que começaram as medidas de isolamento no País. No embalo deste novo movimento no varejo brasileiro, a General Motors inaugura na segunda quinzena de maio uma loja de carros novos no Mercado Livre, a primeira do gênero na plataforma de e-commerce que, a princípio, irá comercializar o novo SUV Tracker.
As conversas para implementar o projeto começaram no ano passado e foram aceleradas a partir da propagação do novo coronavírus, conforme revelou Hermann Mahnke, diretor executivo de marketing da GM, em entrevista on line na manhã desta terça-feira, 12. “O showroom é Chevrolet e os vendedores são os concessionários”, comentou o executivo, lembrando que a montadora investe com mais força em processos na internet desde 2017, sendo que atualmente 93% da rede utiliza a ferramenta digital da marca.
Balanço de 2019 indica que 32% das vendas de carros da GM nasceram no ambiente digital, o equivalente a quase R$ 4 bilhões. A montadora optou por iniciar o projeto com o Tracker por ser seu mais recente lançamento e também pelo fato de o modelo ter gerado 5 milhões de visitas no site Chevrolet desde 19 de março, um recorde para a marca.
As compras on line via loja no Mercado Livre valem para toda a América do Sul e gradualmente serão estendidas para todos os modelos da General Motors. Esta é a primeira experiência do Mercado Livre com venda de veículos novos e a empresa está aberta a negocia ação similar com outras marcas, conforme informações de Felipe Paranaguá, diretor de Publicidade do Mercado Livre Brasil.
Ao comentar os números da plataforma que é a maior de e-commerce e tecnologia financeira da América Latina, Paranaguá informou que por causa da pandemia do novo coronavírus houve um crescimento dos acessos no Mercado Livre de 28% no comparativo anual. Entre os dias 24 de fevereiro e 3 de maio, 5 milhões de novos compradores utilizaram a plataforma na América Latina, sendo 2,6 milhões do Brasil. Desse volume de novos usuários no País, 260 mil foram do segmento de veículos, que abrange usados e também autopeças.
Processo do showroom
O showroom Chevrolet oferecerá um tour virtual, com imagens, vídeos e informações detalhadas das versões do novo SUV compacto disponíveis nas concessionárias. Após a escolha do veículo, o consumidor poderá fazer a reserva on line em apenas alguns cliques, pagando um sinal de R$ 1 mil no Mercado Pago, o que visa garantir segurança às transações.
A partir daí ele escolhe a loja mais próxima entre as 546 concessionárias da marca, para seguir com a jornada de compra. Neste período de distanciamento social, a Chevrolet viabiliza a entrega do veículo na casa do comprador, por meio da Operação Virtual. Haverá benefícios especiais para os clientes que realizarem a reserva do veículo na plataforma e também a possibilidade de test-drive e entrega delivery.
“A GM vem há cinco anos digitalizando seu processo de comunicação e venda. A jornada do consumidor hoje é multi-tela e multi-canal”, lembrou Hermann Mahnke. “Com as pessoas em casa e sem poder ir nas lojas, nossas soluções digitais precisam estar ainda mais integradas. A parceria com o Mercado Livre fortalece e diversifica nossos canais de vendas digitais’.
Fotos: Divulgação/GM
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.