Mercado

Autopeças: mercado de reposição recua 6,5% até abril.

Queda no acumulado do quadrimestre foi de 4% no segmento de veículos pesados e de 7,8% no de leves

Omercado de reposição de autopeças sofreu mais na linha de veículos leves do que na de pesados no primeiro mês cheio de quarentena no País. Balanço do Sindipeças indica quedas de, respectivamente, 24,1% e 20% nos negócios de abril com relação a março. No acumulado do primeiro quadrimestre o recuo é de 7,8% nos automóveis e caminhões leves e de 4% nos caminhões, ônibus e implementos.

“A despeito da comercialização de peças por meio de canais eletrônicos, o resultado simboliza o impacto do fechamento das lojas físicas do varejo, das concessionárias de veículos e a imposição de isolamento social em várias cidades do País”, avalia o Sindipeças em seu relatório mensal sobre o mercado de reposição, no qual informa que, na média, a queda nas vendas nominais no segmento foi de 23# em abril com relação ao mês anterior, de 24,9% no comparativo com o quarto mês de 2019 e de 6,5% no acumulado do ano.

Além desse relatório específico do aftermarket, que leva em conta pesquisa com uma seleção de empresas e variação a partir da média móvel trimestral, o Sindipeças também divulga mensalmente pesquisa conjuntural com todos os segmentos abrangidos pelo setor. Nesse caso, fica bem claro que o mercado de reposição foi menos afetado pela pandemia do que os negócios OEM.

A participação das montadoras no faturamento das autopeças, que esteve acima de 62% a 67% ao longo dos últimos 12 meses, caiu para apenas 25,4% em abril. Já a fatia do mercado de reposição subiu de uma média na faixa de 14% a 17% para 37,2% em abril. As exportações também ganharam espaço, quase que dobrando participação para 32%.


Foto: Divulgação/Randon

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ford espera faturar por volta de R$ 150 milhões com veículos da Agrishow 2024

Cifra corresponderá a aumento de 50% a 60% nas vendas em relação ao ano passado

% dias atrás

VWCO impulsiona negócio de locação na Agrishow 2024

Montadora vende 1,3 mil caminhões pesados para a LM Mobilidade e torna o negócio exclusivo…

% dias atrás

Nissan aproveita Agrishow para sustentar embalo de vendas da Frontier

Picape vendeu 40% a mais nos três primeiros meses de 2024 e tem descontos de…

% dias atrás

Marcos Bento segue presidindo a Abraciclo

Reeleito, novo mandato começa 1º de maio

% dias atrás

GM encerra produção na Colômbia e no Equador

No primeiro caso, fábrica foi fechada na sexta-feira e empresa busca permissão para demitir 850…

% dias atrás

Governo do Espirito Santo adquire 75 caminhões Foton

A concessionária Contauto, de Serra,foi a vencedora da licitação

% dias atrás