Com queda de 36% ante os 40% do mercado como um todo, empresa emplacou mais de 63 mil automóveis
AHyundai informa ter encerrado o primeiro semestre na 4ª posição do ranking das marcas mais vendidas no Brasil, com total de 63.282 emplacamentos, atrás apenas da General Motors, Volkswagen e Fiat. Por causa da crise decorrente das medidas de isolamentos adotadas no combate à Covid-19, a marca coreana viu seus negócios retraírem 36,4% no período, mas o índice foi inferior aos 40% da queda do mercado como um todo, o que representou ganho de participação.
No acumulado de janeiro a junho do ano passado a empresa ocupava a 6ª posição no ranking. “Foi um ganho expressivo frente à retração da economia nacional por causa da pandemia”, comenta a montadora em nota, lembrando ser esta a que a marca ascende significativamente em momentos de crise. A primeira foi no fechamento de 2016, quando quebrou uma hegemonia de 40 anos das marcas tradicionais no País e terminou o ano também em quarto lugar, com uma queda de apenas 3,5% ante uma retração do mercado total da ordem de 20%.
“Quando o mercado automotivo sofre com a retração da economia e o volume cai para todas as marcas, a Hyundai cai menos”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. “Entendemos que isso é um atributo de nossos produtos, pois acabam sendo a escolha daqueles que seguem comprando, de maneira mais racional, considerando o retorno do investimento, a garantia mais longa, de cinco anos, a qualidade e a tecnologia embarcada”.
Ainda segundo a montadora, o compacto HB20, que teve sua nova geração lançada no final de 2019, retornou ao posto de segundo carro mais vendido no País durante o primeiro semestre, com 29.924 unidades emplacadas. O modelo fechou 2019 na terceira posição.
As vendas ao consumidor final representaram mais de 80% do volume total no primeiro semestre deste ano, graças a ferramentas digitais que garantiram os negócios preservando o distanciamento social em tempos de pandemia. O SUV compacto Creta foi o terceiro lugar modelos mais vendido na sua categoria, com 16.696 unidades comercializadas.
As duas famílias de modelos fabricados em Piracicaba (SP), HB20 e Creta, responderam por 59.168 unidades, o que equivale a 94% do total comercializado pela Hyundai no período. Desse volume, 72% provém das variações de HB20, HB20S e HB20X e 28% das versões de Creta.
Foto: Divulgação/Hyundai
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.