AHyundai informa ter encerrado o primeiro semestre na 4ª posição do ranking das marcas mais vendidas no Brasil, com total de 63.282 emplacamentos, atrás apenas da General Motors, Volkswagen e Fiat. Por causa da crise decorrente das medidas de isolamentos adotadas no combate à Covid-19, a marca coreana viu seus negócios retraírem 36,4% no período, mas o índice foi inferior aos 40% da queda do mercado como um todo, o que representou ganho de participação.

No acumulado de janeiro a junho do ano passado a empresa ocupava a 6ª posição no ranking. “Foi um ganho expressivo frente à retração da economia nacional por causa da pandemia”, comenta a montadora em nota, lembrando ser esta a que a marca ascende significativamente em momentos de crise. A primeira foi no fechamento  de 2016, quando quebrou uma hegemonia de 40 anos das marcas tradicionais no País e terminou o ano também em quarto lugar, com uma queda de apenas 3,5% ante uma retração do mercado total da ordem de 20%.

“Quando o mercado automotivo sofre com a retração da economia e o volume cai para todas as marcas, a Hyundai cai menos”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. “Entendemos que isso é um atributo de nossos produtos, pois acabam sendo a escolha daqueles que seguem comprando, de maneira mais racional, considerando o retorno do investimento, a garantia mais longa, de cinco anos, a qualidade e a tecnologia embarcada”.

Ainda segundo a montadora, o compacto HB20, que teve sua nova geração lançada no final de 2019, retornou ao posto de segundo carro mais vendido no País durante o primeiro semestre, com 29.924 unidades emplacadas. O modelo fechou 2019 na terceira posição.

As vendas ao consumidor final representaram mais de 80% do volume total no primeiro semestre deste ano, graças a ferramentas digitais que garantiram os negócios preservando o distanciamento social em tempos de pandemia. O SUV compacto Creta foi o terceiro lugar modelos mais vendido na sua categoria, com 16.696 unidades comercializadas.

As duas famílias de modelos fabricados em Piracicaba (SP), HB20 e Creta, responderam por 59.168 unidades, o que equivale a 94% do total comercializado pela Hyundai no período. Desse volume, 72% provém das variações de HB20, HB20S e HB20X e 28% das versões de Creta.


Foto: Divulgação/Hyundai

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!