Empresa

Greve na Renault termina só com negociação, diz sindicato

Paralisação foi definida após dispensa de 747 trabalhadores

Os trabalhores do Complexo Ayrton Senna da Renault, que reúne fábrica de automóveis, veículos comerciais e motores em São José do Pinhais, PR, entraram em greve por tempo indeterminado na noite desta terça-feira, 21. A paralisação foi definida após a montadora anunciar, poucas horas antes, a demissão de 747  funcionários.

Na sexta-feira, 17, os trabalhadores rejeitaram proposta de Programa de Demissão Voluntária, PDV, feita pela empresa, que objetivava a redução de 800 do atual quadro de 7,2 mil funcionários. Os cortes, justifica a montadora, serão necessários para ajustar os custos à abrupta queda do mercado e da produção em decorrência da pandemia da Covid-19.

Dentre outras medidas, a Renault estava disposta a pagar, a quem aderisse ao programa, de 3,5 a 6 salários, a depender do tempo de  contrato do funcionário, além de vale-mercado por seis meses e convênio médico por mais um ano.

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba informou ainda na própria sexta-feira a rejeição ao plano e a disposição de esperar 72 horas por um novo pacote e alternativas para manter empregos.

A entidade afirma agora que as dispensas foram oficializadas antes, portanto, de esgotado o prazo e em meio às negociações. “Enquanto a empresa não voltar a negociar com o sindicato para reverter a situação, a mobilização vai continuar”, disse a entidade em nota.

“Queremos deixar nosso repúdio pela forma com que esta empresa está agindo mesmo recebendo incentivos fiscais do governo do Estado para gerar e também manter empregos”, ressalta o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Já a Renault se defende e enumera série de medidas e discussões encaminhadas ao longo dos últimos dois meses com o sindicato para diminuir o número de dispensas ou assegurar benefícios também para quem permecesse na empresa.

A montadora enfatiza ainda que seu PDV é versão melhorada de programa de outra empresa do setor na região e aprovado pelos trabalhadores há cerca de duas semanas.

LEIA MAIS

→ Ford suspende contrato de trabalho de 1.000 metalúrgicos

→ Bosch propõe renovar acordo de flexibilização trabalhista

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás