Executivo substituirá Jim Hackett, que se aposentará após apenas três anos no cargo

CEO desde maio de 2017, Jim Hackett deixará o comando da Ford oficialmente em setembro, anunciou a montadora norte-americana. Seu sucessor já está definido: é Jim Farley, atual diretor de operações, que assumirá a partir de 1º de outubro.
Aos 58 anos, Farley também será o novo presidente e foi eleito para o conselho de administração da empresa. Ele e Hackett trabalharão juntos nos próximos dois meses, um período de transição.
De qualquer forma, ambos já se conhecem bem, vinham atuando em conjunto nos últimos anos e Hackett, de 65 anos, continuará como consultor especial da companhia até março de 2021.
O novo CEO ingressou na companhia há 13 anos como chefe global de Marketing e Vendas e liderou Lincoln, a Ford América do Sul e a Ford da Europa, dentre outras atibuiçõs.
Em abril de 2019, Farley foi escolhido para liderar a equipe de Novos Negócios, Tecnologia e Estratégia, coordenando os desenvolvimentos de plataformas de software, conectividade, IA, automação e novas formas de propulsão. Há cinco meses foi nomeado diretor de operações.
A gestão de Hackett ficará marcada pela saída da Ford de vários segmentos de produtos mundialmente, a concentração em SUVs e picapes, e investimentos em tecnologias de condução autônoma, eletrificação, conectividade e inteligência artificial dos veículos.
“Sou muito grato a Jim Hackett por tudo o que ele fez para modernizar a Ford e nos preparar para competir e vencer no futuro”, afirmou em nota Bill Ford, presidente executivo da Ford. “Agora temos planos convincentes para veículos elétricos e autônomos, além de conectividade total com veículos. ”
LEIA MAIS
→ Ford revive o Bronco, agora como uma família
→ Ford suspende contrato de trabalho de 1.000 metalúrgicos
Foto: Divulgação
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista
Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética
Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto
Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência
Transporte público coletivo