Ao contrário do mercado de automóveis, que ainda não retomou patamares de um ano atrás, o de  motocicletas fechou agosto com alta tanto em relação a julho como no comparativo com o mesmo mês de 2019. As vendas somaram 95.998 unidades, 12,5% a mais do que as 85.171 do mês anterior e 8,3% maiores do que as de agosto do ano passado (88.651).

“Com a retomada de parte da produção pelas montadoras, os volumes de emplacamentos vêm crescendo para atender à demanda reprimida. Contudo, ainda permanecem problemas de produção, pela falta de peças e componentes”, informa o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

Na avaliação do executivo, o resultado negativo do ano reflete, em parte, a falta de produtos no varejo. Ou seja, se a produção fosse maior o recuo seria menor do que os 25% registrados no acumulado de janeiro a agosto deste ano, quando as vendas atingiram 531,4 mil motos, ante às 708,8 mil do mesmo período de 2019.

LEIA MAIS

Fenabrave avalia que mercado está se ajustando ao novo normal

Motos de baixa cilindrada têm demanda maior que a oferta

Em maio, 80% dos fabricantes de motos voltaram a produzir

“Um fator positivo para o setor de duas rodas é que a liberação de crédito tem melhorado, com cerca de 4,2 cadastros aprovados a cada 10 apresentados””, complementa Assumpção Jr. No ranking histórico, o mês passado ficou na 11ª colocação entre todos os meses de agosto e o acumulado de 2020 está na 18ª posição entre os resultados de janeiro a agosto da série histórica, iniciada em 1957.


Foto: Divulgação/Triumph

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!