O Grupo Traton e a empresa de tecnologia de condução autônoma especialista em veículos pesados TuSimple, de San Diego, na Califórnia, anunciaram na quarta-feira, 23, parceria global para desenvolver caminhões autônomos.

O acordo se apresenta como pioneiro na Europa ao estabelecer um programa de desenvolvimento que incorpora uma rota ponto a ponto, de Södertälje e Jönköping, na Suécia, em que busca alcançar Nível 4 SAE de condução autônoma, no qual o veículo já é capaz de dirigir sozinho com segurança, embora ainda não possa dispensar o motorista. O trabalho de campo começa com um caminhão Scania S 500.

Na parceria, a Traton também adquiriu uma participação minoritária na TuSimple. “As tecnologias inovadoras do futuro, que geram valor agregado para os nossos clientes, representam uma parte fundamental da nossa estratégia,” disse em nota Matthias Gründler, CEO do Grupo Traton.

A TuSimple vem desenvolvendo tecnologias de condução autônoma desde 2017. Além do acordo de agora com a Traton, a empresa de tecnologia também tem parceria semelhante com a Navistar nos Estados Unidos, no qual pavimenta percurso para oferecer um caminhão International Nível 4 em 2024.

LEIA MAIS

→Grupo Traton: nasce uma potência em transporte.


Foto: Grupo Traton/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!