Empresa

Grupo Traton busca caminhões autônomos com a TuSimple

Parceria de desenvolvimento visa alcançar Nível 4 da norma SAE de direção autônoma

O Grupo Traton e a empresa de tecnologia de condução autônoma especialista em veículos pesados TuSimple, de San Diego, na Califórnia, anunciaram na quarta-feira, 23, parceria global para desenvolver caminhões autônomos.

O acordo se apresenta como pioneiro na Europa ao estabelecer um programa de desenvolvimento que incorpora uma rota ponto a ponto, de Södertälje e Jönköping, na Suécia, em que busca alcançar Nível 4 SAE de condução autônoma, no qual o veículo já é capaz de dirigir sozinho com segurança, embora ainda não possa dispensar o motorista. O trabalho de campo começa com um caminhão Scania S 500.

Na parceria, a Traton também adquiriu uma participação minoritária na TuSimple. “As tecnologias inovadoras do futuro, que geram valor agregado para os nossos clientes, representam uma parte fundamental da nossa estratégia,” disse em nota Matthias Gründler, CEO do Grupo Traton.

A TuSimple vem desenvolvendo tecnologias de condução autônoma desde 2017. Além do acordo de agora com a Traton, a empresa de tecnologia também tem parceria semelhante com a Navistar nos Estados Unidos, no qual pavimenta percurso para oferecer um caminhão International Nível 4 em 2024.

LEIA MAIS

→Grupo Traton: nasce uma potência em transporte.


Foto: Grupo Traton/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás