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Renault lançará elétrico Mégane eVision em 2021 na Europa

Montadora pretende zerar impacto de emissões de CO2 no continente até 2050

Luca De Meo, CEO global, utilizou canal da internet nesta quinta-feira, 15, para revelar que a Renault pretende zerar o impacto de emissões de CO2 em suas atividades na Europa até 2050. E bem antes disso, até 2030, reduzir pela metade os índices que detinha em 2010.

Boa parte dessas metas, calcula a empresa, será alcançada com o aumento da oferta de veículos elétricos e híbridos plug-in nos diversos países do continente. Já em 2022, todos os novos modelos do grupo terão versões elétricas ou eletrificadas.

A Renault já vendeu 350 mil veículos elétricos em todo o mundo desde que a primeira geração do compacto Zoe chegou às ruas, há dez anos. Hoje tem oito modelos elétricos, do urbano Twizy ao comercial leve Master, sem contar   versões híbridas e híbridas plug-in recarregáveis de Clio, Captur, Mégane e Mégane Estate.

E outro elétricos está a caminho. O próprio De Meo tratou de apresentar, e confirmar o início de produção para o fim do ano que vem, o que ainda a empresa prefere chamar de show car, mas que já batizou de Mégane eVision.

O modelo, na verdade, é a evolução para um produto comercial do carro-conceito Morphoz, que seria uma das principais atrações da marca no cancelado Salão de Genebra, Suíça, e que acabou sendo revelado apenas por videos.

O  Mégane eVision será fabricado inicialmente na França e adotará a plataforma CMF-EV, exclusiva para veículos elétricos e que servirá também para modelos da parceira mundial Nissan, que inclusive já apresentou o SUV Ariya com a mesma base.

O hatch de 4,21 metros de comprimento e 2,7 metros de entre-eixos contará com banco de baterias ultrafinas, de apenas 11 centímetros de altura, instaladas sob o assoalho. Por conta disso, afirma a Renault, “terá dimensões externas comedidas, mas com um conforto interno de nível recorde”.

O motor elétrico desenvolverá 220 cavalos e a tração será dianteira. Mas até seu lançamento devem ser desenvolvidas versões com diferentes tamanhos de bateria e potências.

De Meo: linha europeia completa com versões elétricas e híbridas a partir de 2022.

Durante a mesma transmissão, que marcou a abertura do eWays, evento digital de dez dias no qual a montadora pretende discutir a mobilidade elétrica, o grupo apresentou oficialmente o Dacia Spring, versão elétrica da segunda geração do Kwid.

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Já à venda na China, chegará ao mercado europeu em 2021. Inicialmente, para serviços de compartilhamento e frotas, e já em 2022 como opção para o transporte privado.

Com quatro lugares e capaz de rodar até 295 km em ciclo urbano ou 225 km em trajetos que envolvem também estradas, o Spring será o elétrico mais barato oferecido na Europa, assegura a Renault.


Fotos: Divulgação/Reprodução

 

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Publicado por
George Guimarães

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