Indústria

Indústria argentina começa a debater futuro com o governo

Montadoras, fornecedores e trabalhadores fizeram a primeira reunão do Acordo Econômico e Social depois de sete anos de quedas

A indústria automobilística argentina produziu 241,3 mil veículos nos primeiros nove meses de 2020, queda de 31,3% sobre igual período do ano passado. As vendas internas somaram 165,9 mil unidades, recuo de 28%. Apesar de ter registrado seus melhores números mensais em setembro, o setor não evitará seu pior resultado anual desde 2004.

Será o sétimo ano consecutivo de quedas significativas tanto na produção quanto nas vendas. Se em 2013 a Argentina fabricou e vendeu internamente 791 mil veículos leves e  planejava ultrapassar a casa de 1 milhão, em 2019 foram somente 314 mil e 327 mil veículos, respectivamente.

LEIA MAIS

→ Autopeças: Argentina volta a ser maior compradora do Brasil.

Uma solução para esse desconfortável quadro começou a ser debatida na semana passada pelo governo junto com as próprias montadoras, fornecedores e trabalhadores, uma espécie de câmara setorial, modelo adotado no Brasil no início dos anos 90 também com o propósito de definir um roteiro para tirar o setor da estagnação.

Na Argentina, porém, as discussões integram o chamado Acordo Econômico e Social, proposto pelo governo para recuperar a economia e não só um ou outro setor, e que levantou dez pontos de consenso “para o desenvolvimento argentino”. As indústrias automotiva e metalmecânica compuseram a primeira das várias mesas setoriais que deverão cumprimr um extenso cronograma de trabalho.

“O nosso setor trabalha em conjunto com a cadeia de valor há mais de um ano para definir uma visão comum para 2030 e que resultou em um plano estratégico para gerar competitividade e condições atrativas para os investimentos ”, afirma Daniel Herrero, presidente da Adefa.“O objetivo é exportar cada vez mais e seguir avançando na consolidação de uma indústria com maior especialização, escala e integração local.”

No primeiro encontro foram analisados os principais eixos do chamado estudo Visão 2030 e a possibilidade de implementá-los por meio de projeto de lei, texto que também consideraria o setor como estratégico. São eles: integração nacional na cadeia de valor, inserção internacional, investimentos, indústria sustentável e futuro do setor.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás