Acordo encaminhará automação de direção nível SAE 4 em versão do Freightliner Cascadia

A Daimler Trucks e a empresa de tecnologia Waymo anunciaram na terça-feira, 27, parceria estratégica global para introdução de direção de autônoma de nível SAE 4 em caminhões. O foco de desenvolvimento será baseado em versão exclusiva do pesado para longas distâncias Cascadia, da Freightliner, marca do grupo Daimler nos Estados Unidos.
A Waymo tem acordos semelhantes com outras montadoras, dentre as quais Volvo e Jaguar, além de ter iniciado com a Google projeto de direção autônoma em 2009. Ao longo do tempo, a empresa já acumula mais de 30 milhões de quilômetros de experiência em vias públicas em 25 cidades dos Estados Unidos.
As companhias entendem que a direção autônoma proporcionará mais segurança e eficiência ao transporte rodoviário de carga. Com nível SAE 4, o veículo já é capaz de dirigir e tomar decisões, embora ainda não permita ausência do motorista.
“Nos últimos anos, alcançamos um progresso significativo em nosso roteiro global para trazer caminhões altamente automatizados para a estrada. A parceria estratégica com a Waymo, líder em direção autônoma, damos mais um importante passo nesse sentido”, diz em nota Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.
“Estamos promovendo soluções de engenharia que buscam acima de tudo aumentar a segurança e ajudar nossos clientes a melhorar a eficiência dos negócios”, completa Roger Nielsen, presidente e CEO da Daimler Trucks North America.
LEIA MAIS
Grupo Traton busca caminhões autônomos com a TuSimple
Foto: Daimler Trucks/Divulgação
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas