A Daimler Trucks e a empresa de tecnologia Waymo anunciaram na terça-feira, 27, parceria estratégica global para introdução de direção de autônoma de nível SAE 4 em caminhões. O foco de desenvolvimento será baseado em versão exclusiva do pesado para longas distâncias Cascadia, da Freightliner, marca do grupo Daimler nos Estados Unidos.

A Waymo tem acordos semelhantes com outras montadoras, dentre as quais Volvo e Jaguar, além de ter iniciado com a Google projeto de direção autônoma em 2009. Ao longo do tempo, a empresa já acumula mais de 30 milhões de quilômetros de experiência em vias públicas em 25 cidades dos Estados Unidos.

As companhias entendem que a direção autônoma proporcionará mais segurança e eficiência ao transporte rodoviário de carga. Com nível SAE 4, o veículo já é capaz de dirigir e tomar decisões, embora ainda não permita ausência do motorista.

“Nos últimos anos, alcançamos um progresso significativo em nosso roteiro global para trazer caminhões altamente automatizados para a estrada. A parceria estratégica com a Waymo, líder em direção autônoma, damos mais um importante passo nesse sentido”, diz em nota Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.

“Estamos promovendo soluções de engenharia que buscam acima de tudo aumentar a segurança e ajudar nossos clientes a melhorar a eficiência dos negócios”, completa Roger Nielsen, presidente e CEO da Daimler Trucks North America.

LEIA MAIS

Grupo Traton busca caminhões autônomos com a TuSimple


Foto: Daimler Trucks/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!