A Randon inaugurou nesta segunda-feira, 26, área para ensaios dinâmicos no CTR, Centro Tecnológico Randon, localizado em Farropilha, RS. Com 53 mil m², a nova estrutura é destinada a desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de controle de estabilidade.

Nela serão realizados testes para vários tipos e combinações de veículos leves e pesados necessários para, por exemplo, homologações de sistemas de frenagem com antitravamento (ABS), controle eletrônico de estabilidade e desempenho e ruídos de pneus.

Batizada de VDA (Vehicle Dynamic A, em inglês), a nova estrutura, afirma a Randon, tem a maior pista de baixo atrito da América Latina, com 1,8 mil m² e 300 metros de extensão. A pista de análise de desempenho de pneus mede 150 metros e conta com sistema de irrigação para testes em piso molhado.

O CTR recebeu, somente este ano, cerca de R$ 20 milhões para a ampliação das estruturas de pistas, do laboratório e também para a criação do espaço Innovation Lab.

“Quem procurar o CTR terá, em um só lugar, a possibilidade de realizar o desenvolvimento completo do seu trabalho, desde a avaliação virtual, concepção dos protótipos, até os testes de validação e homologação do produto para aplicação final”, enfatiza César Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon.

O complexo de testes na Serra Gaúcha foi inagurado há dez anos em área de mais de 90 hectares. Com a nova estrutura, passa a concentrar 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros. Um edifício de 2,2 mil m² congrega as áreas administrativa e de engenharia, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e espaço técnico para preparação de veículos.

LEIA MAIS

Randon lança nova geração de carretas furgão e sider

→ Mercado de implementos rodoviários reage e pode repetir 2019


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!