A Volvo dá mais um passo na eletrificação do transporte de carga logo após anunciar produção em série de caminhões elétricos semipesados. A fabricante inicia neste mês os primeiros testes caminhões elétricos pesados em operações reais.

A Swerock, empresa sueca fornecedora de materiais e serviços para construção civil, operará um caminhão FM 100% elétrico como betoneira no transporte de concreto e um FMX dotado de guindaste em obras dentro de centros urbanos.

O projeto encaminha avaliações de desempenho do trem de força, disponibilidade dos veículos e eficiência do sistema de recarga das baterias. Conforme destaca a Volvo, operações de transporte na construção civil exigem caminhões mais potentes e robustos, necessidade que também vale para os modelos elétricos.

“Nossas soluções elétricas precisam atender às demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks.

Os testes responderão como os caminhões elétricos poderão aumentar a eficiência do transporte ao mesmo tempo em que reduz impactos prejudiciais ao ambiente, desde o baixo nível de ruído à ausência de emissão de gases poluentes.

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As avaliações também ajudarão a entender como será a eletrificação nas tarefas do dia a dia, “considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, enumera Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks.

A Swerock é um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia. Possui mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto. A empresa também trabalha com reciclagem, para reduzir a necessidade de extração de materiais novos e assumir a responsabilidade ambiental por todo o ciclo de sua operação.

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Foto: Volvo/Divulgação