Apenas tês semanas depois de o Reino Unido antecipar em cinco anos — para 2030 — o fim das vendas de automóveis e comerciais leves movidos a combustão interna em seu território, a emissora de televisão NHK informou que o Japão poderá seguir o mesmo caminho.

Segundo o canal público de tevê, carros com motores alimentados exclusivamente com gasolina devem ser proibidos no país até meados da década de 2030. A partir de então, os consumidores poderão optar somente por modelos  híbridos e elétricos.

Mas informações de bastidores dão conta de que o governo japonês já considera exigir que todos os novos veículos sejam integralmente elétricos, nem mesmo híbridos sobreviveriam. As montadoras japonesas, por enquanto, estão mantendo silêncio sobre o impacto que essas eventuais medidas poderiam ter sobre seus negócios.

Até agora, a expectativa era de que a participação de veículos elétricos chegasse a 55% das vendas em 2030, quadro que poderá se alterar bastante, a depender das próximas decisões governamentais.

Katsunobu Kato, porta-voz do governo, afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 3, que o ministério da Indústria deverá apresentar plano a respeito nos próximos dias. O Japão já revelou que pretende reduzir as emissões de carbono a zero até 2050.

LEIA MAIS

Novos impulsos aos elétricos na Europa e Estados Unidos

→ Ford deve produzir elétricos na Alemanha


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!