Indústria

Vendas globais de carros elétricos crescem 43%

Europa ultrapassou a China como maior mercado em 2020

As vendas mundiais de veículos elétricos estiveram próximas de 3,2 milhões de unidades em 2020, segundo a consultoria sueca EV.volumes. com, que congrega informações de cerca de 80 mercados. O resultado é 43% superior ao número registrado em 2019 ou quase 1 milhão de unidades a mais. A consultoria estima novo salto da mesma ordem em 2021, quando o mercado global poderá consumir 4,6 milhões de unidades eletrificadas.

Em 2020, só na Europa perto de 1,4 milhão de automóveis movidos a bateria ou plug-in chegaram às ruas, crescimento de 137% sobre o ano anterior, enquanto, na média, o mercado de veículos encolheu 20%.

Os países europeus, assim, roubaram da China o título de maior mercado global de veículos elétricos pela primeira vez desde 2015. A participação da tecnologia nas vendas de automóveis na região, incluindo o Reino Unido, triplicou de um ano para o outro, passou de 3,3% para 10,2%.

LEIA MAIS

→ Shell comprará empresa de recarga de veículos elétricos

Na China, apesar de o número de unidades negociadas ter crescido 12%, para pouco mais de 1,3 milhão,  a evolução na participação foi bem mais tímida, de 5,1% para 5,5%, e no restante do mundo ainda mais lenta.

As vendas de 328 mil automóveis elétricos nos Estados Unidos — 79% da Tesla — representaram crescimento de apenas 4% , enquanto elas recuaram no Japão, Canadá e Austrália. Mercados como Coréia do Sul e Índia e outros menores, como Israel e Emirados Árabes Unidos, mostraram desempenhos positivos.

ID6 X, SUV de sete lugares da Volkswagen será fabricado na China

As legislações de emissões nos principais mercados e, por conta delas, as perspectivas crescentes de vendas dos elétricos nos próximos anos têm acelerado o movimento das montadoras para a transformação em suas linhas de produtos. Só em 2021, devem chegar às concessionárias algo como 150 novos modelos plug-in ou integralmente movidos somente a bateria em todo o mundo.

A Volkswagen tem se esforçado para liderar a oferta de elétricos em vários mercados já no curto prazo. Depois do ID3, a montadora ampliará as entregas na Europa, China e Estados Unidos do ID.4, seu primeiro utilitário esportivo elétrico compacto. A montadora tem como meta vender perto de 100 mil unidades do ID.4 já em 2021.

Esta semana, o Ministério da Indústria e Tecnologia  da China  deixou vazar outro importante passo na estratégia de curto prazo da Volkswagen para o segmento. O site da pasta  exibiu o ID6 X,  SUV elétrico para até sete pessoas e que será produzido no país em parceria com a SAIC.

LEIA MAIS

→ Grupo BMW confirma MINI elétrico para o 1º semestre


Foto: Reprodução

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás