Recurso suportado por inteligência artificial já beneficia mais de 1 mil caminhões e acelera processo de instalação de torres de controle na rede
A arquitetura eletrônica da nova geração do Actros, lançado no País na Fenatran de 2019, trouxe no pacote a digitalização e a conectividade como ferramentas para ganhos operacionais. O Mercedes-Benz Uptime foi um deles, recurso que permite acompanhamento integral do veículo seja pela fábrica, rede e transportador.
Baseado na inteligência de dados e em conjunto com a conectividade, o Mercedes-Benz Uptime eleva a régua na gestão de frotas. A leitura permanente dos sistemas do veículo permite identificar necessidades de manutenções preditivas e preventivas, evitando paradas indevidas na operação.
Os alertas enviados ao motorista e ao gestor determinam o prazo no qual o caminhão precisa visitar a oficina, que ajuda na tomada de decisão, e ainda, a depender do caso aviso de revisões com até duas semanas de antecedência. Pelo programa também o gestor agenda com a concessionária a entrada do veículo, preparando a casa com as eventuais peças.
“A solução conecta todos os elos do transporte e proporciona mais disponibilidade e rentabilidade. Contribui com o resultado do negócio no fim do mês”, observa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz.
Desde que começou a ser ofertado, o Mercedes-Benz Uptime beneficia mais de 1 mil Actros da nova geração, ainda o único do portfólio que permite a ativação do serviço, em 725 clientes. A frota impulsiona programa que prepara a rede para também se conectar ao veículo com a instalação de torres de controle. Atualmente, além da central localizada na unidade de Campinas da fabricante, 17 concessionárias já integram o chamado projeto Conectados, beneficiando 350 transportadores com uma gestão compartilhada.
De acordo com a Mercedes-Benz, 150 concessionários aderiram ao programa. “A estimativa é de que 50% dos 185 pontos da rede tenham seus centros de controle até o fim de 2021.”
Na seara digital ainda a Mercedes-Benz prepara lançamento de dois aplicativos voltados inteiramente para o motorista, o Liga na Estrada e o Jornada da Estrada. O primeiro, com envio de sugestões de aprimoramento de direção, permite criar um campeonato entre motorista, no qual estabelece ranking a partir do desempenho na condução.
Já o segundo, integrado ao sistema de telemetria Fleetboard, ajuda no controle do dia a dia do motorista, por exemplo, o tempo de direção versus o de descanso. Os lançamentos estão previstos para o segundo trimestre de 2021.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz avança com a digitalização no transporte
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.