Complexo de três fábricas na França já tem assegurada a produção de quatro modelos

A Renault está criando a Renault ElectriCity, divisão que agrupará as unidades industriais de Douai, Maubeuge e Ruitz, localizadas no Norte da França, para a produção de até 400 mil veículos elétricos por ano a partir de 2025.
“Será o maior e mais competitivo centro de produção de veículos elétricos da Europa”, enfatiza a montadora, que estima a criação de de mais 700 empregos diretos nos próximos dois anos, além da manutenção dos atuais 5 mil funcionários das três plantas.
A criação da ElectriCity foi acordada com os sindicatos dos trabalhadores e, além de garantir o futuro das operações, objetiva ainda
criar um parque de fornecedores dos componentes empregados nos veículos elétricos. A montadora que ter ao lado, em particular, uma fábrica de baterias.
A região de Hauts-de-France, afirma a Renault, já possui os ativos necessários para se tornar “referência europeia em termos de know-how e produção do automóvel elétrico”.
Para apoiar o futuro complexo, serão constituídas também parcerias com startups, assim como com universidades para pesquisas e estabelecimento de programas de treinamento adaptados às mudanças no mercado automotivo.
Douai produzirá seu primeiro modelo elétrico, o Mégane E-Vision, já a partir deste ano. O carro foi concebido sobre a nova plataforma modular CMF-EV, que também dará origem, logo em seguida, a um outro veículo para o segmento C. A unidade tem garantida também a montagem de carros do segmento B sobre uma segunda arquitetura.
Maubeuge já produz o New Kangoo, New Kangoo Van para a Renault e as parceiras Mercedes-Benz e Nissan. Será a base produtiva do New Kangoo E-Tech Electric em 2022. Para Ruitz, a Renault reservou a fabricação de componentes elétricos.
LEIA MAIS
→ Renault inicia vendas do novo Zoe
→ Assinaturas podem alavancar vendas e até o carro elétrico no Brasil
Foto: Divulgação
Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses
O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…
Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil
Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…
Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…
Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…