Empresa

Produtores rurais podem pagar veículos Toyota com grãos

Modalidade de vendas diretas foi oficializada após dois anos de testes

O Toyota Barter é o novo canal de vendas diretas da montadora japonesa no mercado brasileiro. Por meio dele, poderão ser negociados os SUVs SW4 e Corolla Cross, além da picape Hilux. Mas não para qualquer público: a modalidade é exclusiva para o agronegócio.

Isso porque não envolve dinheiro diretamente. O contrato com os produtores rurais é estipulado em grãos, como soja e milho, tendo como base o valor de mercado das sacas no momento da assinatura do contrato.

Para encaminhar os processos, a montadora escolheu a empresa NovaAgri, encarregada “da coleta e validação dos dados dos clientes” e por “atestar a regularidade na originação de grãos e tributária”. Os produtores também são averiguados com relação a certificações ambientais de produção rural com plantio sustentável.

José Luis Rincon Bruno, gerente de vendas diretas da Toyota do Brasil, lembra que o Toyota Barter vinha operando como projeto piloto desde 2019 e agora, oficializado, há estudos para ser adotado em várias regiões.

Já existem equipes especializadas na modalidade em concessionárias da marca na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. A montadora  avalia o novo canal para clientes do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, Estados com fortes atividades agrícolas.

Fiat, Jeep e Ram – O sistema de pagamento com grãos também já foi adotado pela Stellantis. Em maio, a montadora criou  programas piloto para as marcas Fiat, Jeep e RAM. Em uma primeira fase, 1,2 mil produtores de soja do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Paraná e Pará foram selecionados e puderam se habilitar à compra de veículos de trabalho ou passeio das três marcas.

“ É uma modalidade de pagamento com a qual eles [os produtores rurais] já estão familiarizados, um modelo de negócio que oferece segurança e previsibilidade ”, enfatiza Fabio Meira, diretor de vendas diretas da Stellantis.

LEIA MAIS

→ Financiamento de veículos cresce 26% no primeiro semestre

→ Tíquete médio do consórcio de automóvel sobe 19,8% em 12 meses


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Breve relato dos movimentos da indústria automotiva desde 1999 faz recorte da evolução dos produtos…

% dias atrás

Ram amplia oferta da Rampage com a versão Laramie Night Edition

Novidade da marca na Agrishow 2024 parte de R$ 278 mil, mas durante a feira…

% dias atrás

Volvo e TMA juntas em novo projeto de caminhão autônomo

Modelo baseado no FMX, em exposição na Agrishow 2024, chega para atender nova medida de…

% dias atrás

Volvo introduz pacote de acabamento direcionado ao agro

Linha FH passa a oferecer versão Cross Country para atender operações mistas

% dias atrás

De olho no Salão de SP, dirigentes brasileiros visitam Salão de Pequim

A GWM, que terá fábrica no Brasil, reuniu em seu estande os presidentes da AEA,…

% dias atrás

Go Electric inaugura 2º eletroposto e quer chegar a 20 este ano

Unidade de Cajamar, na Rodovia Anhanguera, funcionará com oito estações de recarga

% dias atrás