Indústria

Produção de veículos na Argentina cresce 20% em agosto

Adefa comemora resultados superiores aos do período anterior à pandemia

A indústria de veículos argentina segue em ritmo acelerado de retomada. Balanço da associação que representa os fabricantes no país, Adefa, aponta crescimento na produção de automóveis e utilitários de 20,1% em agosto sobre julho, de 31,9 mil para 38,3 mil unidades.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando registrou produção de 25,8 mil veículos a alta foi de 48,5%.

No acumulado dos oito primeiros meses, saíram das linhas de montagem da Argentina 263,8 mil veículos, volume 97,5% superior ao anotado há um ano, quando somava até agosto 133,9 mil unidades. Na mesma base de comparação, do total produzido, 159,2 mil foram de utilitários, em alta de 81,3%, e 104,6 mil automóveis, expansão de 128,7%.

Segundo os números do relatório, as exportações contribuíram de maneira significativa no ritmo da produção. No mês passado, a indústria argentina exportou 24,9 mil unidades, altas de 7,8% em relação a julho (23,1 mil unidades) e de 83,3% na comparação com agosto de 2020 (13,6 mil).

De janeiro a agosto, as exportações de veículos da Argentina acumularam 155,9 mil automóveis e comerciais leves, aumento 104,1% sobre o mesmo período do ano passado, quando as remessas somaram 76,4 mil unidades. Do total das remessas, o Brasil foi principal destino ao absorver 64,2% do volume, pouco mais de 100,1 mil unidades.

Para Daniel Herrero, presidente da Adefa, o desempenho do setor reflete compromisso das fabricantes de aumentar os volumes de produção, o que também impulsiona maior presença do veículo nacional nas vendas domésticas. “É importante destacar que tanto a produção quanto as exportações, principais pilares da nossa indústria, apresentam volumes superiores aos registrados no período pré-pandemia.”

Também as vendas para as concessionárias cresceram. No mês passado, a rede recebeu 26 mil automóveis e comerciais leves, 7% a mais em relação às entregas de julho, de 24,3 mil unidades, e 8% superior na comparação com os 28,3 mil veículos faturados em agosto do ano passado.

No acumulado dos oito primeiros meses, a rede absorveu 222,8 mil unidades, volume 28,1% maior em relação há um ano, quando contabilizou 172,9 mil veículos.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora divulga principais itens da…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás