Diante da crise da falta de semicondutores vivida este ano pelo setor automotivo, as montadoras estão buscando alternativas para evitar problemas similares no futuro. Após anúncio da Stellantis de parceria com a Foxconn, o Grupo BMW acaba de firmar contrato de garantia de fornecimento direto com a desenvolvedora de microchip Inova Semiconductors e a GlobalFoundries, fabricante desses componentes ricos em recursos.

De acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9, o acordo garante ao grupo o fornecimento de milhões de microchips por ano. Eles serão usados na tecnologia LED inteligente ISELED co-desenvolvida pela BMW, que será implantada inicialmente no BMW iX e futuramente em outros modelos. As entregas do citado modelo aos clientes começaram no início do mês passado.

“Estamos aprofundando nossa parceria em pontos-chave da rede de fornecedores e sincronizando nosso planejamento de capacidade diretamente com fabricantes e desenvolvedores de semicondutores”, explicou Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Compras e Rede de Fornecedores.

Segundo o executivo, a iniciativa melhora a confiabilidade do planejamento e a transparência em torno dos volumes necessários para todos os envolvidos e protege as necessidades da empresa a longo prazo. “Esse acordo pioneiro marca o próximo passo lógico para garantir nossos suprimentos de uma maneira ainda mais equilibrada e proativa daqui para frente”.

LEIA MAIS

Stellantis firma parceria com Foxconn para produzir chips

Dentre outras vantagens, ele destaca também que a parceria permitirá acerar ainda mais a inovação tecnológica. Na avaliação do CEO da Inova Semicondutores, Robert Kraus, a conclusão de um acordo direto com um OEM representa marco importante na história dos fabricantes de componentes eletrônicos.

“Acreditamos firmemente que esta abordagem inovadora de parceria em toda a cadeia de produção nos ajudará a atingir nossos objetivos. Desta forma, podemos garantir o fornecimento para nossos clientes finais e garantir alta confiabilidade de planejamento durante os longos ciclos de produção. É um verdadeiro ganha-ganha”, comentou Kraus.

Mike Hogan, vice-presidente sênior e gerente geral Automotivo, Industrial e Multimercado da GlobalFoundries, diz que a empresa está comprometida em construir relacionamentos mais fortes com a indústria automotiva para oferecer inovação e atender à crescente demanda por chips ricos em recursos: “Este acordo de garantia de fornecimento com o Grupo BMW e a Inova demonstra como as empresas estão fazendo parceria para desenvolver tecnologia LED inteligente inovadora para o novo BMW iX e os futuros lançamentos da marca”.


Foto: Divulgação/BMW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!