Mercado

Mercado de veículos comerciais na Europa fecha 2021 em alta de 11%

Entregas superaram 2,3 milhões de unidades

Balanço de vendas de veículos comerciais na Europa no ano passado consolidado pela Acea apresenta crescimento de 10,9%. De janeiro a dezembros, os mercados da região absorveram 2,35 milhões de comerciais leves, caminhões e ônibus ante o acumulado de 2,12 milhões anotada no ano anterior.

O resultado considera as vendas dos mercados da União Europeia, Reino Unido e o bloco dos países da associação de comércio livre EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

De acordo com relatório da Acea, o fraco desempenho de 2020 provocado pela pandemia contribui com a variação positiva. Mas o resultado também se mostrou satisfatório em virtude da crise de abastecimento de componentes eletrônicos, que reduziu a oferta de veículos.

A França foi maior mercado comprador de veículos comerciais em 2021 na Europa. O transportador local adquiriu ao longo do ano 483,2 mil unidades, volume que representou 20,5% do total das vendas na região, além de ter apontado alta de 7,4% em relação a 2020. A Alemanha aparece logo depois, com 351,1 mil unidades absorvidas (+0,6), seguida pela Itália, com 211,3 mil (+15,5%) e Espanha, com 174,5 mil (-2,8%).

Predominante nas vendas da região, com mais 84% de participação nas entregas, o segmento de comerciais leves na faixa de 3,5 toneladas acumulou 1,93 milhões de unidades, volume 10,5% superior ao apurado e 2020, de 1,79 milhões.

O mercado de caminhões foi o quem mais cresceu na Europa no ano passado. As 341,5 mil de unidades acima de 3,5 toneladas entregues representaram expansão de 14,8% na comparação com o desempenho de 2020, quando somou 297,5 mil veículos do segmento.

A venda de ônibus, parcela mais prejudicada com a pandemia, fechou o exercício do ano passado ao menos estável em relação a 2020. Nos doze meses de 2021, o transportador de passageiro recebeu 35,8 mil unidades, ligeiro recuo de 0,1%.

LEIA MAIS

→Venda de veículos comerciais na Europa segue trajetória de queda


Foto: Acea/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Em Caxias do Sul, a nova pista de testes da Marcopolo

Objetivo é ampliar a precisão e a eficiência dos testes dinâmicos e funcionais após o…

% dias atrás

BYD fala em exportar 100 mil veículos para Argentina e México

Montadora, entretanto, não informa prazos para os embarques e terá que cumprir índices mínimos de…

% dias atrás

Foton acelera eletrificação do transporte no País

Marca incorpora na oferta sete opções de veículos comerciais dentre furgões e caminhão leve

% dias atrás

Camila Rocha é a nova gerente global de Marketing da Delphi

A executiva vai liderar as estratégias mundiais de comunicação e promoção da empresa

% dias atrás

Primeira quinzena de março teve 101 mil veículos vendidos

Média por dia útil superou 10 mil unidades

% dias atrás

VWCO amplia testes com biodiesel 100%

Montadora faz parceria com a Amaggi para avaliar desempenho do combustível em operação de longa…

% dias atrás