O caminhão Accelo encerrou 2021 com 7.259 licenciamentos em 2021, segundo aponta a Fenabrave, entidade que congrega as concessionárias de veículos. O cálculo leva em conta as versões leves e médias e faz do modelo o segundo Mercedes-Benz mais vendido no mercado interno.

A família Accelo respondeu por cerca de 20% dos mais de 37,1 mil caminhões negociados e que garantiram à marca alemã 29,2% de participação no mercado interno.

Mas também no ano passado a linha Accelo atingiu número bem mais graúdo e histórico: os emplacamentos somados desde seu lançamento, em 2003, ultrapassaram a casa dos 80 mil!  Mais precisamente, chegaram 80.920!  Sozinho, o 815, o “Mercedinho”, acumulou 30.579 unidades, 38% de todos os Accelo vendidos.  A segunda versão mais negociada foi a 1016, apresentada em 2011, e que ultrapassou 28,1 mil licenciamentos, 35% do total.

“Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 19 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o queridinho do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias”, recorda Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Pelos números acumulados, conseguiu!  Tanto que a família cresceu ao longo dos anos. Surgiram os Accelo 715 e 915, depois sucedidos pelos atuais 815 e 1016, além do 1316 6×2, apresentado em 2015 e enquadrados como um caminhão médio.

A Mercedes-Benz credita o desempenho comercial do Accelo, para além da robustez  conomia, à soma de dispositivos e itens de conforto e segurança. “Foi também  a primeira linha de caminhões leves vendida com câmbio automatizado”, enfatiza Leoncini.

A marca ainda destaca, dentre outros, recursos como “cabina home office, com interior parecido ao de um carro”, porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel,  painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus”.

O modelo hoje ainda dispõe de versões com cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, freio ABS,  distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos, controle de tração, além de freio-motor.

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Foto: Divulgação

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