Indústria

Produção de veículos na Argentina recua 23% em janeiro

Indústria contou menos de 10 dias de atividades, o que reduziu o volume em mais de 50% em relação a dezembro

O parque industrial de veículos da Argentina começou o ano anotando acentuadas quedas no ritmo produção. Segundo os dados da Adefa, no mês passado, saíram das linhas de montagem 18,6 mil automóveis e utilitários, volume 23,3% inferior ao janeiro do ano passado, de 24,3 mil unidades, e 53,2% menor em relação a dezembro, quando apurou 39,8 mil.

De acordo com a associação das fabricantes, com as interrupções da produção devido a férias coletivas e adequação de linhas, a indústria local produziu somente em nove dias do primeiro mês do ano conta 17 dias em dezembro.

“Iniciamos um ano de muitos desafios. Embora a estimativa seja de aumentos para este ano, e trabalhamos por isso, estamos atentos para acompanhar o que acontecerá com o fornecimento de semicondutores e as limitações logísticas que possam surgir”, resumiu em nota Martín Galdeano, presidente Adefa.

Os portos também passaram janeiro com bem menos atividades. As exportações de veículos somaram 9,2 mil unidades, 52,6% menor que dezembro, quando os embarques chegaram a 19,6 mil veículos, e 26,2% menos que janeiro de 2020, com 27,3 mil unidades exportadas.

Por fim, a rede de concessionárias local recebeu em janeiro 20,1 mil automóveis e utilitários, quedas de 38,4% em relação a dezembro, de 32,7 mil unidades, e de 15,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, ocasião na qual absorveu 27,3 mil unidades.

LEIA MAIS

→Produção de veículos na Argentina cresce 69% em 2021


Foto: Volkswagen/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás