A fim de adequar seus modelos à nova fase do Proconve L7, que entrou em vigor no último dia 1º de janeiro, a Volkswagen do Brasil investiu R$ 50 milhões em pesquisa e desenvolvimento no Laboratório de Emissões e Motores, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP. Além do aporte, o expediente no setor foi ampliado para dois turnos.

Para atender o PL7, que é regulamentado pelo Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, as montadoras tiveram de reduzir as emissões em 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio., em 23% no caso do monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação à legislação anterior, o PL6.

Com portfólio de dez modelos, entre ele Gol, Voyage, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta, Saveiro e Amarok, a Volkwagen contempla 90% dos segmentos de mercado no País. A empresa garante que em termos de consumo de combustível, os resultados obtidos nesta virada de ano superam as determinações do Rota 2030, colocando os produtos da marca em outro patamar quando se fala de eficiência energética.

A Volkswagen destaca, dentre as tecnologias que permitiram alcançar a redução de emissões e de consumo, as atualizações de softwares de motor, transmissão e ar-condicionado, a adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento (verdes), sistemas de combustível, de escapamento e catalisadores, além da chegada de Start-Stop e ar-condicionado Climatronic touch para quase todos os modelos.

Também foram adotado o tanque de combustível multi-camadas e novo catalisador no sistema de escapamento com otimização de metais preciosos nos componentes, além do aumento do volume do filtro de carvão ativado; do redesenho dos componentes do motor e a introdução de peças para melhoria da aerodinâmica dos carros.

A Volkswagen reforça seu compromisso com foco em desenvolver e produzir veículos cada vez mais tecnológicos e eficientes, dentro do Way to Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050 em nível global.


Foto: Divulgação/VW

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