A correta destinação das baterias após o ciclo de vida útil em um automóvel elétrico é uma das maiores preocupações da indústria automobilistica para o processo de eletricação da frota mundial. Iniciativas que buscam solucionar esse defafio surgem em todos os mercados, mesmo os mais inicipientes no comércio de carros elétricos.

É o caso do Brasil, onde modelos movidos a baterias ainda têm vendas absolutmaente residuais, na casa de duas centenas de unidades por mês. Apesar disso, BMW Group Brasil, a fundição Tupy e o Senai Paraná já encaminham programa para a recuperação de compostos químicos das baterias que chegarão ao fim de vida útil como fonte de energia para veículos e sua reutilização na fabricação de novas baterias.

Pelo projeto, orçado em cerca de R$ 3,4 milhões, as parceiras se comprometem a compartilhar conhecimentos específicos para os estudos dentro de sua área de atuação. O BMW Group Brasil, idealizador do projeto e pioneiro na eletromobilidade mundial, fornecerá seu conhecimento técnico e as baterias do veículo elétrico BMW i3 para o desenvolvimento do processo de reciclagem.

Os primeiros resultados devem ser avaliados ainda neste ano. O objetivo é a ressíntese do material ativo do cátodo de uma bateria, com material 100% reciclado. Serão obtidos parâmetros de eficiência de todo o processo, da pureza dos materiais reciclados, do índice econômico e do índice ambiental.

A Tupy, por meio da Tupy Tech, responderá pelo desenvolvimento da reciclagem de baterias por hidrometalurgia, processo que, segundo a empresa, é mais sustentável que a tradicional pirometalurgia ao emitir menos gases de efeito estufa e demandar menor extração de minerais pelos meios tradicionais de mineração. “Os compostos químicos são raros na natureza e sua reutilização representa um grande desafio científico e tecnológico”,  lembra Fernando Cestari de Rizzo, CEO da fundição.

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Já o Senai Paraná será o executor do projeto de pesquisa e responsável pelas atividades e respectivas entregas dos resultados da pesquisa, que será realizada no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), em Curitiba, PR. “A reciclagem e a ressíntese do material para ser reutilizado na fabricação de novas baterias para veículos elétricos é a grande inovação desse projeto e está alinhada com a visão da economia circular de veículos elétricos”, destaca Marcos Berton e Heverson Renan, pesquisadores do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

“Estamos desenvolvendo diversos estudos e projetos para o segundo uso da bateria dos veículos elétricos, como o desenvolvimento de estação de recarga para veículos elétricos totalmente desconectados da rede de energia. Essa nova parceria poderá viabilizar a produção de novas baterias com reduzida extração de matérias primas do meio ambiente”, completa Vivaldo Chaves, Diretor de Sustentabilidade e Infraestrutura do BMW Group Brasil.

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Foto: Divulgação

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