Política Setorial

Governo institui programa de renovação de frota Renovar

Projetos será introduzido por etapas, a começar por transportadores autônomos

O governo federal publicou na sexta-feira, 1º de abril, no Diário Oficial da União medida provisória (MP 1.112/2022) que institui o Programa de Aumento de Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar). A matéria coloca no papel projeto para retirar de circulação de caminhões, ônibus e implementos rodoviários velhos e, assim, promover a modernização da frota.

A medida é a primeira de âmbito federal. Todas as outras iniciativas de renovação de frota tinham escopo regional e nunca se mostraram efetivas. Embora o texto ainda dependa de regulamentações, a programa prevê o desmonte ou destruição dos veículos, bem como redução nos custos logísticos e melhoraria das condições dos profissionais do transporte.

A adesão ao programa será voluntária e poderá ser feita pelos donos dos veículos, financiadores ou parceiros públicos ou privados e agentes financeiros. O Renovar será introduzido por etapas, começando pelo transportadores autônomos.

O texto não define os valores que serão aplicados no programa. Estabelece, no entanto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para captar os recursos por meio de uma plataforma.

Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Economia avalia que pode alavancar a competitividade no País. “O envelhecimento da frota tem relevantes implicações quanto à segurança no trânsito, ao meio ambiente e contribui para o aumento dos custos logísticos que afetam a competividade dos produtos nacionais, resultando em repasse de custos ao consumidor e elevação da inflação no país”, disse em nota a pasta.

Procurada, a Anfavea aplaude a medida, afinal, defende a renovação da frota há quase duas décadas, desde a origem do Proconve, em 1986, quando se estabeleceu o compromisso das fabricantes de veículos em cumprir as etapas do programa de controle de poluição e o poder público responsável pela renovação da frota e inspeção veicular.

A associação, no entanto, prefere aguardar a publicação do decreto para melhor avaliar a dinâmica do programa, quando estarão definidos detalhes como valores a serem pagos e faixas de idade do veículo a serem sucateados.

LEIA MAIS

→Iveco testa projeto piloto de renovação de frota

→Renovação da frota: autônomo será o foco do programa.

→Renovação de frota como instrumento para superar crise


Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás