Tecnologia pioneira está sendo utilizada inicialmente na fábrica de Lousada, em Portugal

A Continental iniciou a produção de pneus que utilizam a pioneira tecnologia ContiRe.Tex, que substitui o poliéster convencional na carcaça por material obtido a partir da reciclagem de garratas PET. De alto desempenho, o novo material está sendo incorporado, inicialmente, em cinco dimensões dos modelos PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact fabricados em Lousada, em Portugal.
A ideia é estender seu uso para outras plantas. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex possuem um logotipo especial aplicado na lateral, indicando que contém meaterial reciclado. São necessárias 40 garrafas PETs para fabricar um conjunto de pneus para um carro de passeio. Elas são classificadas e limpas mecanicamente e, após a trituração mecânica, o PET é granulado para finalmente gerar os fios de poliéster.
LEIA MAIS
→Thais Oliveira assume diretoria de vendas de pneus de carga da Continental
→Indústria de pneus ainda não recuperou números pré-pandemia
Com o objetivo de tornar os pneus ainda mais econômicos e ecologicamente corretos tanto na fabricação, como no uso e também na reciclagem, a Continental segue pesquisando intensamente materiais alternativos para a sua produção. Até 2050, no máximo, a empresa pretende empregar apenas materiais sustentáveis na produção de seus pneus.
No caso dos fios de poliéster feitos de PET, a empresa destaca que ele absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis mesmo sob altas cargas e temperaturas. Com atuação global, a gerou vendas de € 33,8 bilhões no ano passado e, atualmente, emprega mais de 190 mil pessoas em 58 países e mercados.
Foto: Divulgação/Continental
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas