Mercado

Consumidor mais cauteloso faz mercado de usados recuar

Fenauto admite que juros altos e desempenho da economia afetam a venda de veículos este ano

A média de vendas por dia útil até foi um pouco melhor em abril do que em março, com alta de 5,6%, mas o mercado de veículos usados segue este ano com desempenho inferior ao de 2021. Em números absolutos, houve queda de 13,6% no comparaitivo  do quarto mês do ano com o terceiro, com totais de, respectivamente, 939.182 e 1.086.602 de unidades.

Dados da Fenauto, a federação nacional que representa os lojistas independentes, indicam a venda de 3.706.064 veículos no acumulado do primeiro quadrimestre, número 21,2% inferior ao do mesmo período do ano passado (4.705.64710). O presidente da entidade, Emilson Sales, admite que há um movimento de cautela por parte dos consumidores.

“De uma maneira geral, o consumidor ainda está cauteloso em suas decisões de compra e endividamento, observando o desempenho da economia, crescimento da inflação, taxa de juros e o oferecimento de crédito”, comenta o empresário, adiantando que a expectativa do setor é haja estabilidade no mercado ao longo do ano.

Os números da Fenauto contemplam tanto veículos leves e pesados, como também as motocicletas. O maior volume, na faixa de 60%, ´pe de automóveis. Na divisão por tempo de uso, os seminovos, aqueles com até 3 anos de uso, tiveram queda nas vendas de 16% no primeiro quadrimestre, com 629,1 mil unidades comercializadas. Já os chamados usados jovens, com 4 a 8 anos de uso, sofreram recuo maior, de 32,7%, somando pouco mais de 1 milhão de unidades.

O mercado de veículos leves 0 km também tem desempenho negativo este ano, o que por enquanto ainda é atribuído à falta de produtos por causa dos gargalos na produção decorrentes da escassez de semicondutores. Certo é, no entanto, que os juros altos e a inflação crescente já preocupam os executivos de montadoras e concessionárias, que não descartam que o cenário econômico pode acabar afetando de maneira mais contundente as vendas de modelos novos.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nissan aproveita Agrishow para sustentar embalo de vendas da Frontier

Picape vendeu 40% a mais nos três primeiros meses de 2024 e tem descontos de…

% dias atrás

Marcos Bento segue presidindo a Abraciclo

Reeleito, novo mandato começa 1º de maio

% dias atrás

GM encerra produção na Colômbia e no Equador

No primeiro caso, fábrica foi fechada na sexta-feira e empresa busca permissão para demitir 850…

% dias atrás

Governo do Espirito Santo adquire 75 caminhões Foton

A concessionária Contauto, de Serra,foi a vencedora da licitação

% dias atrás

Vedamotors participa de feira na Colômbia

Evento destinado ao segmento de duas rodas acontece de 2 a 5 de maio em…

% dias atrás

AEA promove seminário de segurança e conectividade

Além de representantes das autopeças e montadoras, evento terá participação de Margarete Gandini, do MDIC

% dias atrás