Empresa

Volkswagen anuncia nova parada em SBC por falta de chips

Por causa dos gargalos na produção, marca tem perdido participação no mercado interno

Uma das montadoras que mais vem sendo afetada neste primeiro semestre do ano pela falta de semicondutores, a Volkswagen anuncia nova parada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Sem revelar o número de funcionários a serem afetados, a empresa informa que concederá 20 dias de férias coletivas para os dois turnos daquela unidade a partir da próxima segunda-feira, 9 de maio.

A escassez de componentes, principalmente os chips, levou a Volkswagen a suspender no final do ano passado o segundo turno tanto na fábrica da Anchieta como na de Taubaté, SP. O retorno dos dois turnos ocorreu no começo de março em São Bernardo, quando 1 mil trabalhadores voltaram do lay-off, e há um mês na planta do interior paulista.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as férias coletivas na planta da Anchieta envolvem 2,5 mil trabalhadores da produção. O retorno está previsto apenas para o dia 28 maio. O coordenador-geral da representação na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva, revela que além dos semicondutores outros componentes e peças começaram a faltar e afetar a produção na montadora.

“Não foi diferente ao que está acontecendo em outras fábricas do País. Tem demanda de produção, porém com a escassez de peças a fábrica não consegue atender o consumidor final. Estamos na expectativa da retomada o mais breve possível”, afirma o sindicalista, que defende a necessidade de uma política industrial que impeça a desestruturação da cadeia produtiva.

Por causa dos gargalos que vem tendo na área produtiva, a Volkswagen vem perdendo participação no mercado brasileiro este ano. Em março e abril, por exemplo, caiu para a 5ª posição no ranking das marcas mais vendidas. Com apenas 9,1 mil emplacamentos no mês passado e participação reduzida para 7,1%, a Volkswagen ficou atrás da Fiat, General Motors, Toyota e Jeep.

LEIA MAIS

Novo presidente da Anfavea defende política industrial urgente

Mercado de veículos fica estável em abril

Volkswagen abre inscrições para estágio

Crise de chips não estará solucionada até 2024, acredita Volkswagen


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação…

% dias atrás

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás