Uma das montadoras que mais vem sendo afetada neste primeiro semestre do ano pela falta de semicondutores, a Volkswagen anuncia nova parada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Sem revelar o número de funcionários a serem afetados, a empresa informa que concederá 20 dias de férias coletivas para os dois turnos daquela unidade a partir da próxima segunda-feira, 9 de maio.

A escassez de componentes, principalmente os chips, levou a Volkswagen a suspender no final do ano passado o segundo turno tanto na fábrica da Anchieta como na de Taubaté, SP. O retorno dos dois turnos ocorreu no começo de março em São Bernardo, quando 1 mil trabalhadores voltaram do lay-off, e há um mês na planta do interior paulista.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as férias coletivas na planta da Anchieta envolvem 2,5 mil trabalhadores da produção. O retorno está previsto apenas para o dia 28 maio. O coordenador-geral da representação na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva, revela que além dos semicondutores outros componentes e peças começaram a faltar e afetar a produção na montadora.

“Não foi diferente ao que está acontecendo em outras fábricas do País. Tem demanda de produção, porém com a escassez de peças a fábrica não consegue atender o consumidor final. Estamos na expectativa da retomada o mais breve possível”, afirma o sindicalista, que defende a necessidade de uma política industrial que impeça a desestruturação da cadeia produtiva.

Por causa dos gargalos que vem tendo na área produtiva, a Volkswagen vem perdendo participação no mercado brasileiro este ano. Em março e abril, por exemplo, caiu para a 5ª posição no ranking das marcas mais vendidas. Com apenas 9,1 mil emplacamentos no mês passado e participação reduzida para 7,1%, a Volkswagen ficou atrás da Fiat, General Motors, Toyota e Jeep.

LEIA MAIS

Novo presidente da Anfavea defende política industrial urgente

Mercado de veículos fica estável em abril

Volkswagen abre inscrições para estágio

Crise de chips não estará solucionada até 2024, acredita Volkswagen


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!