Sem categoria

Importados vendem 34,6% menos no primeiro quadrimestre

Em abril, somente 1,5 mil veículos de associadas da Abeifa chegaram às ruas

Se vender automóveis fabricados aqui não tem sido missão das mais fáceis há um bom tempo, mais árduo ainda é o desafio dos importadores de veículos. Em abril, foram licenciados apenas 1,5 mil carros trazidos pelas onze marcas associadas à Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, um tombo de 33,2% com relação ao resultado do mesmo mês de 2021.

Um alento apenas o ligeiro crescimento de 3,3% registrado de abril sobre a fraca base março. Mas, encerrado o primeiro quadrimestre, a  queda é igualmente significativa na comparação anual. Foram negociados no período 5,4 mil veículos importados contra quase 8,3 mil nos primeiros quatro meses do ano passado, recuo de 34,6%.

Somandos os veículos fabricados no Brasil por algumas de suas empresas associadas, a Abeifa contabilizou o licenciamento de 5 mil veículos em abril, 2,5% acima do resultado de março, mas queda de 14,1% ante igual mês do ano passado.

No quadrimestre, a entidade destaca vendas de 19,3 mil automóveis, recuo de 7,7%  na comparação anual. Os produtos fabricados localmente, contudo, tiveram desempenho 9,9% superior, com 13,9 mil emplacamentos acumulados.

Com esses números, a participação dos importadores e fabricantes associados à Abeifa segue quase residual no mercado interno. Em abril, considerados os licenciamentos de importados e nacionais, foi de 3,7% — e de 1,1% apenas com os modelos importados.

LEIA MAIS

→ Mercado de veículos fica estável em abril

→ Consumidor mais cauteloso faz mercado de usados recuar


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás