Indústria

Perda na produção chega a 150 mil veículos no ano

A crise dos semicondutores, no entanto, começa a arrefecer, diz Anfavea. Em maio, o melhor mês do ano, com 205,9 mil unidades fabricadas.

O mês de maio garantiu resultados positivos para a indústria automotiva, mas o setor continua aquém dos números que apresentava antes da pandemia da Covid-19 tanto em vendas internas como em produção. Com o maior volume do ano, saíram das linhas de montagem 205,9 mil veículos no mês passado, o que representou crescimento de 10,7% sobre as 186 mil unidades de abril e de 6,8% sobre maio de 2021.

Ao divulgar os dados do setor nesta terça-feira, 6, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, atribui os bons resultados ao arrefecimento da crise dos semicondutores. Segundo ele, os problemas não acabaram, mas o quadro está menos crítico do que nos primeiros quatro meses do ano.

De janeiro a maio houve paralisação em 16 fábricas brasileiras, na média de 20 dias em cada uma delas, e o setor deixou de produzir 150 mil veículos. Desde o ano passado, quando a perda ficou entre 350 mil e 370 mil unidadesm, são mais de 500 mil veículos que deixaram de ser fabricados no País por causa da falta de componente, principalmente os chips.

O setor chegou a produzir 1,24 milhão de unidades no período de janeiro a maio de 2019, volume que baixou para 631 mil no mesmo período de 2020, quando a Covid1-19 eclodiu no mundo e no Brasil. No ano passado a produção cehgou a 982 mil, ou seja, há um queda no acumulado do comparativo anual entre 2022 e 2021 da ordem de 9,5%.

LEIA MAIS

Em maio, o melhor mês do ano no mercado de veículos leves

A produção maior e o maior número de dias úteis propriciiaram aumento das exportações e das vendas internas. Os 187,1 mil emplacamentos de maio representaram uma elevação de 27% sobre abril, quase empatando com o resultado de maio do ano passado.

Dentre outras medidas para evitar a desindustrialização do País, a Anfavea participa de grupo que debate a produção local de semicondutores. O presidente da entidade acredita nessa possibilidade, mas não vê perspectiva de o projeto sair do papel antes de 2 anos. Segundo ele, 26 fábricas de semicondutores serão inauguradas em outros países até o próximo ano, o que deve ser decisivo par acabar com a a crise de abatecimetno de chips.

“O Brasil não deve fazer parte da solução para o problema atual que vivemos”, comentou o executivo. “Mas acredito que possamos nos integra a esse cenário de países produtores de semicondutores dentre de dois anos”.


Foto: Divulgação/Caoa Chery

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás