Empresa

Volkswagen paralisará São Bernardo do Campo mais uma vez

Por falta de componentes, 3 mil trabalhadores entrarão em férias coletivas por 10 dias

A operação brasileira da Volkswagen segue acusando a precariedade no fornecimento de componentes, especialmente chips para a elaboração de seus veículos. Resultado: mais uma vez, menos de dois meses depois da última interrupção, a empresa terá que paralisar sua produção na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, por dez dias.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cerca de 3 mil trabalhadores da produção estarão em férias coletivas de 27 de junho a 7 de julho. Em maio, pelo mesmo motivo, 2,5 mil metalúrgicos também foram forçados a permanecer em casa por 20 dias.

A planta de São Bernardo do Campo produz diariamente cerca de 800 veículos das linhas Polo, Virtus, Nivus e da picape Saveiro. São cerca de 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil decicados à produção.

“Este é um problema que vem afligindo não só a indústria automobilística. Toda a indústria nacional vem sendo impactada. Isso acaba atingindo diretamente os trabalhadores. A falta de política industrial e de desenvolvimento no país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva nacional”,  ponderou José Roberto Nogueira da Silva, dirigente da entidade.

O dirigente sindical também destacou que o acordo vigente na montadora, negociado entre Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa, permite que os trabalhadores tenham tranquilidade em relação aos empregos e garante previsibilidade sobre o futuro da fábrica.

Por conta das seguidas paralisações em suas plantas brasileiras, a Volkwagen também vem perdendo partipação nas vendas. De janeiro a maio, a marca negociou no mercado interno 71,4 mil  automóveis e comerciais  leves e aparece apenas na quinta colocação no ranking de emplacamentos, menos da metade do que vendeu a primeira colocada Fiat (152 mil).

No ano passado, as duas marcas foram vice-líder e líder do mercado brasileiro, com, respectivamente,  com 15,3% e 21,8% de participação. Em 2022, a Fiat avançou ligeriamente para 22,2% enquanto a Volkswagen despencou para 10,4%.

LEIA MAIS 

→ Volkswagen anuncia nova parada em SBC por falta de chips

→ Volkswagen investe US$ 250 milhões na Argentina


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

BYD lança picape híbrida plug-in no México

É a primeiro vez que a fabricante de eletrificados estreia um modelo fora da China

% dias atrás

Montadoras já têm produção afetada por causa das chuvas no RS

Situação mais grave é a da GM. Mas VW programa férias coletivas e Mercedes-Benz e…

% dias atrás

Stellantis trará para o Brasil elétricos da Leapmotor no último trimestre

Modelos chineses complementarão oferta das demais marcas do grupo

% dias atrás

VWCO inicia produção de veículos na Argentina

Operação começa com quatro modelos de caminhões e um chassi de ônibus

% dias atrás

Estados Unidos elevam tarifa sobre carros chineses a 100%

Índice é o quádruplo do que vinha sendo praticado para elétricos do país asiático até…

% dias atrás

Perda da produção da Renault é estimada em 4 mil veículos

Greve completou cinco dias úteis e só na quinta-feira haverá nova assembleia para definir rumo…

% dias atrás