Em novo ciclo que contempla o período de 2022 a 2026, a Volkswagen anunciou investimento de US$ 250 milhões nas suas operações na Argentina, que inclui a renovação da picape Amarok e o aumento do índice de nacionalização do SUV Taos, que hoje é comercializado em 15 países da América Latina, incluindo o Brasil.

Os dois modelos são produzidos na fábrica de General Pacheco, que acaba de contratar 400 novos funcionários e foi palco de evento realizado no final da manhã desta terça-feira, 4, para anúncio do novo aporte no país. Na ocaisão, o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, também revelou a montagem de motos Ducati na fábrica de transmissões de Córdoba e uma nova estamparia a quente em Pacheco, a primeira de uma planta industrial na Argentina.

“A Argentina é um pilar importante para a Volkswagen América Latina”, comentou Di Si. “Com este novo investimento, continuaremos fortalecendo nossa marca na região, com modelos cada vez mais adaptados às necessidades de nossos clientes. Além disso, iniciar a montagem das motocicletas Ducati em Córdoba é uma grande alegria, pois será a primeira vez que o Grupo VW investirá em uma linha do gênero fora da Itália”.

A renovação da Amarok envolverá inovações em design, segurança e tecnologia, mas não será produzida na Argentina exatamente a mesma picape que começa a ser fabricado na África do Sul este ano, em geração totalmente nova. As mudanças a serem implementadas no país vizinho visam atender exclusivamente clientes da América do Sul.

LEIA MAIS

→ VW para produção na Anchieta esta semana por falta de chips

Nova Amarok será lançada na Europa até o fim do ano

Com relação ao aumento da nacionalização do Taos, o objetivo, segundo Di Si, é reduzir o custo de produção e deixar o SUV mais competitivo. De acordo com comunicado da Volkswagen, a iniciativa visa encaminhar um salto tecnológico não apenas a nível do produto, mas também no processo produtivo como um todo, a fim de garantir maior flexibilidade para o desenvolvimento e fabricação de novos modelos na planta de Pacheco.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!