Após doze anos de produção e mais de 830 mil unidades vendidas em todo o mundo, a Amarok está próxima de ingressar em sua segunda geração. A Volkswagen revelou nesta terça-feira, 26, as primeiras imagens oficiais da nova picape que tem previsão de chegada aos mercados da Europa e de outros continentes até o fim de 2022.

O novo modelo é fruto de desenvolvimento conjunto com a Ford, que a produzirá como Ranger, e tem 5.350 mm de comprimento, 100 mm a mais do que a atual geração, distância entre eixos de 3.270 mm, aumento de 175 mm, e poderá carregar até 1,2 tonelada.

Dependendo do mercado, serão oferecidos motores a gasolina e até quatro opções de diesel de quatro e seis cilindros de 2 a 3 litros, trações traseira e nas quatro rodas. Está prevista também  uma versão cabine simples apenas para alguns países.

As primeiras fotos não revelam integralmente o novo desenho da carroceria. Mas Albert Kirzinger, chefe de design da Volkswagen Commercial Vehicles, afirma que “é inequivocamente mais expressivo. Certo é que os farois serão em LED para todas as versões e que a caixa de rodas seguirá com linha superior mais reta, como a da primeira geração.

VOLKSWAGEN AMAROK

A Volkswagen aposta muito no amplo leque de sistemas de assistência à condução. Serão mais de trinta e, segundo a montadora, vinte deles completamente novos para a picape. No interior, a Volkswagen confirmou a adoção de cockpit digital e tela de infoentretenimento no estilo tablet. Conforme a versão — serão cinco na Europa —, o revestimento interno poderá ser em couro.

A futura picape será fabricada na África do Sul. Para o Brasil e demais países sul-americanos, sairá da fábrica de Pacheco, na Argentina, assim como a atual geração. Mas não antes de 2023.

Principal mercado da região, o Brasil consumiu pouco mais de 1,7 mil unidades da Amarok no primeiro trimestre. O modelo ocupa apenas a 8ª posição do ranking de picapes grandes, segundo classificação da Fenabrave.

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Fotos: Divulgação

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