Empresa

Volkswagen anuncia saída de Herbert Diess

CEO tinha contrato até 2025. Oliver Blume, responsável pela Porsche, será o substituto.

Herbert Diess está cumprindo seus último dias como CEO mundial da Volkswagen. O grupo alemão  confirmou a saída de seu principal executivo após quatro anos no cargo. A partir de 1º de setembro, ele será substituído por Oliver Blume, que vinha respondendo pela Porsche.

O súbito afastamento do CEO três anos antes do encerramento de seu contrato, previsto para 2025, surpreendeu a indústria. Diess vinha liderando a mudança do perfil produtivo da montadora, cuja ambição é se tornar uma das líderes globais na oferta e fabricação de veículos elétricos.

Segundo agências internacionais, fontes do grupo teriam apontado problemas de relacionamento interno e a exigência das famílias Porsche e Piëch, acionistas com mais da metade dos direitos de voto e quase um terço de participação, para a mudança no comando.

Desde 1994 no Grupo VW, com passagens pela Audi, Volkswagen e Seat, Blume acumulará suas novas funções com as que vinha exercendo na Porsche, confirmou ao grupo em comunicado emitido na sexta-feira, 22, após reunião do Conselho de Supervisão da Volkswagen AG.

 Sob o comando de Diess, Volkswagen acelerou eletrificação do portfólio de produtos

No texto, o conselho elogia a gestão de Diess e cita como destaques a apresentação de produtos inovadores, o redesenho do portfólio de produtos, avanço dos serviços de mobilidade e principalente o foco na eletromobilidade.

“Durante o seu mandato […], Herbert Diess desempenhou um papel fundamental no avanço da transformação da empresa. O Grupo e suas marcas são viáveis ​​para o futuro; suas capacidades inovadoras e poder aquisitivo são fortalecidos. […} Ele não apenas conduziu a empresa por águas extremamente turbulentas, mas também implementou uma estratégia fundamentalmente nova”, disse Hans Dieter Pötsch, Presidente do Conselho Fiscal.

LEIA MAIS

→ Pablo Di Si é escalado para liderar as operações da VW na América do Norte


Foto: Divulgação

 

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Diretoria de Gente e Gestão, a novidade da HPE no Brasil

Naasson Almeida assume o novo cargo a partir de 1º de maio

% dias atrás

Auto Viação Progresso renova frota com Volvo e Marcopolo

Transporte de passageiros

% dias atrás

ID.Polo é a peça de resistência da VW contra as chinesas na Europa

Hatch elétrico tem preços a partir de € 25 mil e versão com 454 km…

% dias atrás

Venda de veículos comerciais na Europa chega em alta de 3% ao fim do 1º trimestre

Acea avalia como um movimento de recuperação ainda que a base baixa contribua com o…

% dias atrás

Segurança e Conectividade em debate no seminário da AEA

O macrotema do evento é “Segurança conectada: inovação e responsabilidade na estrada do futuro”

% dias atrás

Salão de Pequim: centro de gravidade da indústria por seu gigantismo.

Os chineses superaram a fase de inspiração, às vezes simples cópias descaradas, para criar seus…

% dias atrás